Tradicional tropa de burros de carga, muito utilizada antigamente e até hoje, em menor escala, especialmente pelos nossos valorosos e valentes produtores rurais, para o transporte de suas produções de gêneros alimentícios de diversas espécies, como: batata, feijão, milho, legumes, frutas e verduras de diversas espécies, ovos, frangos, patos, até bandas de porcos, para serem vendidos praticamente de porta em porta para seus fregueses habituais.
Essa tropa de burros, vindo dos lados da Fazenda da Guarda ou Horto Florestal, passava em frente à propriedade da Fazenda Lagoinha e vinha em direção à Vila Capivari, para fazer a entrega das mercadorias, muitas das quais, já encomendadas nas semanas anteriores.
Muitas lembranças e saudades desses tempos que estão praticamente acabando. Que saudades dos produtores que vinham do Bairro do Centro e que forneciam mercadorias para meus pais: Seo Lino Barrinha, Seo Zé, Seo Vicente, Seo Antonio e muitos outros de saudosa memória, verdadeiros heróis do passado, produtores de gêneros necessários para nossa alimentação.
|