No final da década de 1980, no recinto do atual Espaço Cultural Dr. João Pedro Além, na época, ainda o nosso saudoso Cine Glória, foi realizada uma das muitas festividades para a entrega de troféus, medalhas e diplomas aos participantes do famoso e concorrido Concurso de Parques e Jardins de Campos do Jordão.
Esse concurso, organizado pela Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, através do Setor responsável de Parques e Jardins, era realizado anualmente, entre os meses de setembro e outubro. Os interessados em concorrer faziam suas inscrições junto ao setor competente da Prefeitura Municipal. Uma vez feita a inscrição, cada participante deveria cuidar de seu jardim, com muito esmero e dedicação e ficar ansiosamente aguardando, durante o período de avaliação, a visita da comissão especializada que, além de fotografar cada jardim, fazia as devidas pontuações, para possibilitar os julgamentos e as classificações finais.
A Comissão era composta de no mínimo quatro pessoas especializadas em jardins e produção de mudas em geral, desempenhando suas funções, sempre acompanhadas de ilustres e simpáticas pessoas do quadro de funcionários da Prefeitura, ligadas à área do concurso. Esse Concurso premiava diversos tipos de jardins, separadamente por categorias, que iam desde: minis, pequenos, médios e grandes jardins, além de jardins de hotéis, pousadas e edifícios de apartamentos que eram classificados separadamente.
É importante registrar, embora correndo o riso de esquecer pessoas importantes que muito contribuíram para o sucesso desses concursos, os nomes de: Dona Elza Mansur, Dona Helena Marinho, Sr. José Corrêa Cintra, o seu Zezinho Cintra, André Luiz Abrantes Sicília, o fotógrafo, dos irmãos Nodomi dos “Jardins Orientais”.
Lamentavelmente, esses maravilhosos Concursos que, visavam o embelezamento da cidade, alegrando o visual para Jordanenses e principalmente para os turistas, com gasto insignificante para a Prefeitura Municipal, foi extinto, a partir do ano 2002.
Na foto, da esquerda para a direita: o vice-prefeito de Campos do Jordão, o saudoso Dr. Jair Rocha Pinheiro (01/01/1989 a 31/12/1992) entrega à Dona Érika Böhme, o seu merecido troféu como vencedora de uma das categorias dos jardins inscritos no concurso.
|