Vila Abernéssia - década 1940


Vila Abernéssia - década 1940 - FS163 - 12

Uma foto histórica da Vila Abernéssia do início da década de 1940, mostrando à esquerda, as casas existentes na posterior Travessa São Vicente de Paulo, atualmente Rua Noêmia Damas Cintra. Nessa época, ainda não existia essa Travessa, existia apenas um caminho, uma rampa cimentada e uma escada que dava acesso à Av. Dr. Januário Miráglia. Na primeira casa, aparecendo somente uma pequena parte da escada, esteve sediado o Cartório do Registro Civil, na época, tendo como Oficial o Sr. Sebastião Pinto. Nesse local, posteriormente, por várias décadas, em novo prédio, construído pelo construtor Floriano Rodrigues Pinheiro, esteve estabelecido o famoso Banco Mercantil de São Paulo de propriedade do Dr. Gastão Vidigal. Atualmente, neste prédio, está sediada unidade das Casas Bahia, de propriedade do Sr. Samuel Klein. Na seqüência, um pouco acima, a casa onde este sediado o Escritório da “Construtora Pinheiro” de propriedade do saudoso Floriano Rodrigues Pinheiro e do se filho Jayme Rocha Pinheiro. Na casa seguinte, um pouco mais acima, na década de 1950, esteve estabelecido o “Cartório do Registro de Imóveis”, tendo como Oficial o saudoso Sr. Délio Rangel Pestana. Atualmente, nesse local está sediado o Escritório da “Construtora Damas Cintra”, do amigo e grande arquiteto José Roberto Damas Cintra.

No final dessa rampa cimentada, bem no topo da foto, a casa que, na época, esteve instalado o “Centro de Puericultura Nami Jafet”. Essa casa, atualmente utilizada como residência particular, existe até hoje e encontra-se totalmente preservada.

À direita dessa rampa estava localizado o prédio onde, no passado, durante as décadas de 1920 a 1940, esteve sediado o antigo, tradicional e famoso "Chynema Jandyra", ou seja, Cinema Jandyra, construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo benemérito Dr. Robert John Reid, fundador da Vila Abernéssia. Esse Cinema foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -