Foto da década de 1950, mostrando as escarpas da Pedra do Baú e no topo mais elevado da Pedra, a saudosa casinha que um dia existiu para refúgio e descanso dos alpinistas, denominada “Refúgio Antonio Cortez”.
Essa casinha foi inaugurada no dia 12 de janeiro de 1947. Ela foi construída em cima da Pedra do Baú e era dotada de 21 camas de campanha, especialmente para pernoite de alpinistas. Era feita de tijolos e madeira, com telhado de cobre, com sistema próprio para armazenamento das águas pluviais. Foi construída pelo Empreiteiro Floriano Rodrigues Pinheiro, sob o patrocínio do empresário Dr. Luiz Dumont Villares. Na frente dessa casinha havia um pedestal que sustentava uma placa e um sino de bronze para ser tocado quando da conclusão das escaladas. A placa tinha os seguintes dizeres : “Refúgio Antonio Cortez / Escalado em 12.8.1940 / Inaugurado em 1947 / Altitude 1.900 Mts.”
Nada disso existe atualmente, a linda casinha do topo da Pedra do Baú, foi totalmente destruída por ações de puro vandalismo, juntamente com todos pertences que adornavam seu interior, inclusive diversos livros e objetos de decoração, cozinha com vários utensílios, lareira, sistema de água, a placa, o sino e muitas outras coisas, Hoje somente é possível ver alguns vestígios da sua fundação.
|