Escorregador - Hotel Toriba


Escorregador  - Hotel Toriba - FS164 - 13

Esta placa tradicional existe há mais de cinqüenta anos, na entrada do tradicional e maravilhoso escorregador de madeira existente no inigualável Hotel Toriba de Campos do Jordão, ligando a parte onde está localizada a portaria, restaurante, bar e outras salas, ao salão de jogos existente no andar inferior.

Na Placa está escrito: Um é o Chico; o outro é o Juca: Põem toda gente maluca, não querem ouvir conselhos esses travessos fedelhos!

O Chico mencionado na placa era o conhecido Francisco Kenworth Azevedo, mais conhecido como Chico Azevedo. Na década de 1950 foi o idealizador e proprietário do tradicional e famoso Laticínios Jordanense Ltda., depois, propriedade do Sr. Aparecido Pinto Ribeiro, o Cido, com a tradicional marca de produtos “Bel-Air”, estabelecida em Campos do Jordão, durante aproximadamente três décadas ou mais. Chico Azevedo foi também, o criador e primeiro proprietário de “La Crèmerie”, especializada em produtos lácteos, principalmente leite, queijos e cremes. A tônica desse negócio era, realmente, valorizar diversas aplicações, tanto em variada linha de sobremesas, sorvetes e doces, como também na culinária tradicional, do requintado creme de leite ou, como é mais conhecido, com seu nome sofisticado divulgado ao mundo pela França, “Cream Chantilly”. A Crèmerie, posteriormente, a partir da década de 1970, fez muito sucesso nas mãos do simpático e competente José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé Maloca; o Juca mencionado, conhecido por alguns mais antigos como Juca Calça-larga, (ou Calça-Suja), é o conhecido José Gonçalves da Fonseca, um dos filhos da saudosa D. Olga Gonçalves da Fonseca, esposa do Sr. João Dias Afonso, proprietários do tradicional conjunto de lojas comerciais que deram grande impulso ao centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão. Juca foi piloto privado e sempre mostrou bom grau de cultura. Em sua juventude participou de equipes de basquetebol em Campos do Jordão. Era muito alegre, divertido, grande amigo e querido por todos. Foi o Juca quem batizou de Senadinho, o espaço reservado do tradicional e prestigiado Restaurante Elite, pertencente à laboriosa Família Cintra, onde, normalmente, no início das noites, se reuniam grupos de pessoas de vários partidos políticos, para discutir sobre a política brasileira e até demonstrar seu peso político na cidade. Juca, além de batizar esse espaço com o nome de Senadinho fez questão de idealizar e mandar confeccionar uma plaquinha de madeira com as letras S.P.Q.J., um acrônimo (Palavra formada pela primeira letra (ou mais de uma) de cada uma das partes sucessivas de uma locução ou pela maioria dessas partes) para a frase latina (Senatus Populus Que Jordanensis) que pode ser traduzida como “O Senado e o Povo Jordanense”.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -