Esta foto é para que possam conhecer o famoso e maravilhoso escorregador de madeira, mencionado na foto anterior, existente no inigualável Hotel Toriba de Campos do Jordão, ligando a parte onde está localizada a portaria, restaurante, bar e outras salas, ao salão de jogos existente no andar inferior.
No topo da foto, à direita, bem à frente da porta de entrada, a tradicional placa de madeira mostrada na foto anterior.
Ao lado do escorregador, a escada, também revestida em madeira, utilizada para voltar ao topo e, novamente, poder descer feliz e escorregando. Essa escada e esse escorregador, praticamente, têm a mesma idade do Hotel Toriba que, neste ano de 2013, estará completando setenta anos de tradição prestigiando e engrandecendo a hotelaria de Campos do Jordão e do Brasil. A escada, mesmo confeccionada de madeira de lei, de excelente qualidade, já apresenta rebaixos na madeira que reveste os degraus. Esse desgaste foi, aos poucos, aparecendo durante toda existência do Hotel, ocasionado pelo contato das solas dos sapatos das pessoas que utilizam e desfrutam do local do escorregador, com a grande maioria, servindo-se da escada, especialmente para subir.
O Hotel Toriba é um dos pioneiros do ramo da hotelaria em Campos do Jordão, ícone da hotelaria brasileira, um dos primeiros com a atividade de lazer no Brasil. De construção baseada na tradicional arquitetura dos Alpes suíços, idealizado por Ernesto Diederichsen e seu genro Luiz Dumont Villares, construído em tempo recorde pelo construtor Floriano Rodrigues Pinheiro, um dos principais pioneiros da construção civil da cidade, com obras iniciadas em 1941, foi inaugurado em 22 de janeiro de 1943.
Meu pai, Waldemar e seus irmãos João e Luiz, todos Ferreira da Rocha, cunhados de Floriano Rodrigues Pinheiro, casado com a irmã Izabel Rocha Pinheiro, eram pessoas especializadas e dedicadas ao ramo da construção civil em Campos do Jordão, durante as décadas de 1930 e 1940. Todos trabalharam na “Construtora Pinheiro”, de propriedade do cunhado Floriano. Eram excelentes carpinteiros e marceneiros. Foram eles, juntamente com outros, inclusive com o amigo José Maiolino, os responsáveis pela montagem daquele maravilhoso madeiramento à vista do salão principal do nosso Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, também construído, até à cobertura do prédio, por Floriano Rodrigues Pinheiro, através da sua “Construtora Pinheiro”. Trabalharam, inclusive, na construção do Hotel Toriba. Boa parte dos serviços de madeira do hotel foi executada por eles, juntamente com outros profissionais do ramo, incluindo essa escada e o famoso escorregador.
O tempo passa muito rápido e as histórias, infelizmente, vão, aos poucos, se perdendo. Essa visita que fiz, com minha filha e netas, ao escorregador do Hotel Toriba no dia 02/novembro/2013 propiciou um pequeno resgate histórico. Agradeço a feliz oportunidade propiciada pelo amigo Alberto V. Lenz César. Contando para minha mãe Odete sobre a alegria de minhas netinhas, suas bisnetas, escorregando felizes no tradicional escorregador do Hotel Toriba, lembrou que meu pai Waldemar Ferreira da Rocha trabalhou na montagem da escada e do escorregador. Aliás, esse detalhe, ela e meu pai já haviam contado diversas vezes, mas confesso que não me lembrava até que ela aguçasse minha memória. Portanto, o bisavô de minhas netinhas Yris e Ysis, na década de 1940, trabalhou na montagem do escorregador que elas gostaram tanto.
|