Subestação de Eugênio Lefèvre


Subestação de Eugênio Lefèvre - FS14 06

A importante Subestação de Eugênio Lefèvre, situada no Município de Santo Antonio do Pinhal-SP..

“No início, a energia elétrica necessária para a ferrovia era fornecida pela Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio, filiada à Companhia Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro, a famosa LIGHT.

O ponto de entrada de energia elétrica ficava no quilômetro cinco, sendo fornecida em 30 KV, trifásica, 60 ciclos, com potência reservada de n500 KV.

A partir daí, era transportada por meio de uma linha de transmissão, de propriedade da ferrovia, até a sua única subestação retificadora, instalada no meio do caminho, entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, em Eugênio Lefèvre, na Serra da Mantiqueira (atual pátio da Estação).

Nesse ponto, a voltagem da energia fornecida era abaixada para 2.000 volts, sendo então, alimentada por dois grupos de motogeradores de 250 KV cada um. Cada grupo era constituído de um transformador de 700 KVA, que reduzia a corrente de 3.000 para 2.000 volts, um motor síncrono de 500 KVA e dois geradores de corrente contínua de 250 KV e 750 volts ligados em série. O equipamento era capaz de suportar uma sobrecarga de 50% por duas horas.

A corrente elétrica retificada de 1,5 KV era distribuída em dois circuitos diferentes, denominados de Pindamonhangaba e de Campos do Jordão.

A rede elétrica era suportada por postes de ferro, constituídos de dois trilhos gêmeos com nove metros de altura, apoiados nas curvas por cabos de aço de 50 metros quadrados de secção.

Esses postes também sustentavam a linha de transmissão com a corrente de 30 KV fornecida pela concessionária pública.

O circuito negativo era formado pelos trilhos, ligados por “bonds” constituídos de cabos de cobre. A rede era seccionada de seis em seis quilômetros por meio de chave faca.”

OBS: Do livro “História da Estrada de Ferro Campos do Jordão - Uma escalada para a vida” - autoria de Pedro Paulo Filho, Noovha América Editora Distribuidora de Livros Ltda. - São Paulo - 1ª Edição -2008, com fotos da Coleção de Edmundo Ferreira da Rocha.- - Páginas 85 e 86.

 

 

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