Palestra sobre a Estrada de Ferro C.Jordão


Palestra sobre a Estrada de Ferro C.Jordão - FS167 - 00

Dentre vários acontecimentos e situações relevantes, que valorizaram a história dos Campos do Jordão, a princípio, três coisas foram muito importantes tornando-a conhecida em todo Brasil e até fora de nossas fronteiras: a maravilhosa paisagem de montanha, o clima inigualável, de ar extremamente puro e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

A linda e deslumbrante paisagem, com os campos, montanhas, riachos, cachoeiras e pinheirais gigantes, sempre encantava todos que vinham para os Campos do Jordão, deixando-os maravilhados. Somente a paisagem era o nosso maior cartão postal e uma de nossas maiores propagandas.

O clima temperado de montanha com ar puro, rico em ozona, significativo de pureza atmosférica e da assepsia e ausência de germes, de grande terapêutica, de fraca nebulosidade e com farta insolação, possibilitou aos Campos do Jordão, a enorme vantagem de desfrutar da abundância do oxigênio “eletrizado”. A oxidação das essências e das resinas dos pinheiros era a principal condição para a produção dessa quantidade vultosa de ozona que, em tais proporções, não podia deixar de contribuir para uma mais perfeita pureza, assepsia e esterilidade da atmosfera dos Campos do Jordão, pois são notórias essas virtudes microbicidas, há muitos anos, aproveitadas.

A rarefação do ar obriga os pulmões a uma ginástica metódica e salutar, levanta vigorosamente a mecânica respiratória, fazendo desaparecer a distrofia local. Pelo abaixamento da pressão barométrica, pelos outros elementos meteorológicos e certas condições hidrotécnicas e sanitárias reergue a dinâmica nutritiva, transforma, metamorfoseia a constituição, pois substitui à hipertrofia geral uma eutrofia viçosa e franca, onde a semente da tuberculose se esteriliza e definha. Assim, a partir dos predicados favoráveis do clima, Campos do Jordão, durante muitos anos passou a ser o centro especializado na cura da tuberculose, a princípio, possibilitando aos enfermos que para cá acorriam, desfrutar somente do clima favorável e, somente a partir da década de 1940, passando a contar com o auxílio inestimável da penicilina, estreptomicina e hidrazida ou isoniazida.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, idealizada no início do século XX, pelos grandes médicos sanitaristas Drs. Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, foi construída pelo grande Empreiteiro Sebastião de Oliveira Damas, entre 01 de outubro de 1912 a 15 de novembro de 1914, em tempo que podemos considerar recorde, de dois anos e quarenta e cinco dias. Assim, a Estrada de Ferro Campos do Jordão, favoreceu a todos que, acometidos pela terrível tuberculose, pudessem vir para Campos do Jordão, a partir de Pindamonhangaba, transportados comodamente em bondes, a princípio, movidos a gasolina e, a partir de 15/novembro/1924, movidos a energia elétrica, em busca da possibilidade da cura. Assim, foi evitada a terrível, demorada e cansativa subida da Serra da Mantiqueira, a pé, em lombos de cavalos ou burros ou em liteiras e bangüês para os mais abastados financeiramente. A Estrada de Ferro Campos do Jordão também foi a grande mola propulsora do progresso da cidade. Desde seu início em 1914 até a década de 1950, praticamente tudo que era necessário em Campos do Jordão, e para sua população, desde gêneros alimentícios, materiais para construção e uma infinidade de outros bens, eram transportados através dos Bondes e Gôndolas ou pranchas da ferrovia.

No dia 23 de novembro de 2009, no magnífico auditório do Sanatório São Vicente de Paulo, mais conhecido como Auditório “Padre Vita”, o pesquisador da história fotográfica de Campos do Jordão, Edmundo Ferreira da Rocha, proferiu minuciosa palestra sobre as três coisas importantes da história de Campos do Jordão acima descritas. Na oportunidade relembrou e valorizou, especialmente, a história da Estrada de Ferro Campos do Jordão, verdadeiro patrimônio nacional. A palestra foi ilustrada com grande quantidade de fotos, projetadas em sistema da “data-show”, pertencentes ao seu acervo particular, mostrando a construção da ferrovia e pessoas valorosas que trabalharam em sua construção desde o início.

A seguir fotografias que registraram esse momento histórico e especial ocorrido no dia 23 de novembro de 2009.

Veja em vídeos, o primeiro da relação: Todas fotos mostradas nos slides projetados nessa palestra do dia 23.11.2009.

Edmundo Ferreira da Rocha

 

 

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