Zézinho Cintra


Zézinho Cintra - FS168 - 15

A foto da década de 1990 mostra, no Salão Social do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C. o saudoso Sr. José Corrêa Cintra, o seu Zezinho Cintra, importante criador do Festival da Viola e do Festival de Músicas Carnavalescas - FEMUCAR, ao lado da sua eterna e amada companheira D. Norma Cintra.

O Festival da Viola de Campos do Jordão foi idealizado, criado e organizado no ano de 1979, por iniciativa do Sr. José Corrêa Cintra, o conhecido seu Zezinho Cintra, grande incentivador do desenvolvimento cultural de nossa cidade, com o objetivo de valorizar a cultura regional, valorizando a música popular sertaneja. Esse Festival visa: “incentivar e prestigiar o remanescente de artistas natos e idealistas que lutam pela preservação da autêntica música brasileira”. Esse festival conta, sempre, com a valorosa participação de várias cidades convidadas, da Serra da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do Sul de Minas Gerais. A partir da 23ª edição desse Festival, no ano de 2006, merecidamente, homenageando seu criador, passou a se chamar: Festival da Viola - “José Corrêa Cintra”.

O Festival de Música Carnavalesca - FEMUCAR, foi criado no ano de 1980, por ilustres pessoas de Campos do Jordão, visando estimular a criação de composições inéditas de marchinhas carnavalescas e marchas-rancho. Esse tipo de festival foi muito bem aceito e sua fama acabou por incentivar outras cidades a criarem festivais semelhantes. Dentre outras cidades destacamos a cidade de São Luiz do Paraitinga que criou o seu já afamado “Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga”, reconhecido em todo território nacional.

Dentre vários que se destacaram na criação e organização do nosso FEMUCAR não podemos esquecer das figuras ilustres de: José Corrêa Cintra, o conhecido seu Zezinho Cintra, entusiasta, dedicado animador e apresentador de inúmeras edições desse Festival, desde as primeiras, realizadas no extinto salão da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi, atualmente, ocupado pela nossa Câmara Municipal e, também, do Paulo Antenor de Souza, o conhecido Paulo Viola.

Esses Festivais são muito importantes, pois incentivam a continuidade da cultura carnavalesca, propiciando, dando oportunidade ao aparecimento de grandes e talentosos compositores, não só de Campos do Jordão, do Sul de Minas Gerais e de diversas cidades do Vale do Paraíba. O FEMUCAR de Campos do Jordão já conta com reconhecida notoriedade no Estado de São Paulo.

Juntamente com o FEMUCAR que é um importante evento que reúne a família Jordanense e, também, grande público de turistas que visita Campos do Jordão com a finalidade de assistir a um verdadeiro Carnaval do interior, é realizado o concurso para escolha do Rei Momo, da Rainha do Carnaval e, também, o concurso de fantasias.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -