Perroy - Henry Jean Jacques


Perroy - Henry Jean Jacques - FS171 - 05

O Sr. Henry Jean Jacques Perroy, aportou em Campos do Jordão lá pelos idos de 1941, vindo do Rio de Janeiro para onde os paulistas mandavam os tuberculosos morrer.

Sr. Perroy, com a esposa Jeanette, ficou hospedado no Preventório Santa Clara, que era presidido por Irene Lopes Sodré, de quem era amigo.

Posteriormente, Perroy, como era comumente chamado, adquiriu vasta área de terras, a que denominou, mais tarde, de Descansópolis – foi quando comprou a Fazenda Correntinos, com 700 alqueires.

Em 1942, adquirindo mais terras, por intermédio da Agricobraz – Sociedade da Expansão Agrícola e Comercial Ltda., de sua propriedade, Henry Jean Jacques Perroy criou vários loteamentos e construiu residências, dando a cada um deles os nomes de seus filhos – Chantal, Marie-France, Cristiane, Bernard e Olivier. Também criou os loteamentos Águas Claras e Passos na Mantiqueira

Henry Jean Jacques Perroy, idealizador do famoso e tradicional Hotel Rancho Alegre, que dignificou a classe hoteleira de Campos do Jordão nas décadas de 1940 a 1960, também fervoroso propagador das qualidades climáticas e naturais de Campos do Jordão, divulgando-as no país e no exterior, vislumbrando no desenvolvimento da "indústria sem chaminés" a única alternativa de progresso da Estância. Foi escritor e poeta. Um dos poemas – "Ballade de la Maison du Poète" – foi escrito, conjuntamente, por Guilherme de Almeida e Jacques Coeur (pseudônimo adotado por Jacques Perroy), obedecendo, em cada verso, a língua de um e de outro, poema escrito durante uma tertúlia na Casa do Poeta, em março de 1946, na “Montanha Magnífica”.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -