Uma bela visão parcial da linda e saudosa Vila Capivari de meados da década de 1930. No primeiro plano, as casas da Estrada de Ferro Campos do Jordão, normalmente utilizadas para moradia de funcionários da ferrovia e o Posto Meteorológico que, durante muitas décadas existiu no centro da Vila Capivari registrando, diariamente, as temperaturas mínimas e máximas. Além das temperaturas, também, outros parâmetros necessários e importantes como: insolação, índice pluviométrico, evolução eólica, etc. eram registrados. As medições, normalmente, eram registradas nas primeiras horas da manhã e nos finais das tardes. Muitas pessoas ficavam aguardando o responsável pelo Posto para ficar sabendo, especialmente, qual a temperatura mínima nas épocas do inverno. Lembro-me que um dos responsáveis pelo Posto Meteorológico, por muitos anos, foi o saudoso amigo Sr. Wilson Brügger, proprietário do tradicional Posto de combustíveis Esso, localizado na Av. Emílio Ribas.
Mais ao centro, a primeira Igreja de Vila Capivari, denominada Igreja de Santa Teresinha. Esta Igreja foi construída no ano de 1929 e demolida no início da década de 1940. Nesse mesmo local foi construída, logo nos anos seguintes, a atual Igreja de São Benedito. O nome Santa Teresinha passou a denominar a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia que foi construída em substituição à antiga Igrejinha de Santa Izabel, a primeira de Vila Abernéssia, que ficava, aproximadamente, no mesmo local onde, até pouco tempo, encontrava-se o Gazebo Municipal.
Há quem diga que o nome da Igreja de São Benedito foi dado pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares, freqüentador assíduo de Campos do Jordão, proprietário da linda casa que existia na Avenida que leva o seu nome, onde hoje está sediado o Center Suíço. Foi grande benfeitor de Campos do Jordão, doador de quase todas as terras onde foram construídos os Sanatórios que tiveram fator preponderante na época áurea da tuberculose e que prestaram relevantes serviços nesse processo da cura da doença do século.
Em frente à Igreja, o antigo barracão utilizado, semanalmente, para a montagem da feira livre de Vila Capivari.
Pouco à esquerda da Igreja, o sobradinho onde funcionou, por vários anos, a Loja de lembranças típicas do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina, denominada "A Tirolesa". Bem ao fundo, a Rua Paulo Ribas e a primeira sede, coberta de sapé, do Campos do Jordão Tênis Clube ao lado, a Av. Senador Roberto Simonsen, acesso ao Bairro do Vila Inglesa.
Quase no centro da foto, dentre outras, as casas que pertenciam aos Drs. Adelardo Soares Caiuby, Eduardo Levy, Hermes Alves de Lima Jr.,Gastão Mesquita e Gastão Eduardo Bueno Vidigal e, mais acima, em fase de construção, o maravilhoso Castelinho do Maluf, pertencente ao Sr. Chafic Maluf. Bem acima, no final da rua, a conhecida Casa do General Ralston. Ainda, mais à esquerda da foto, a Rua Eduardo Levy, acesso ao Bairro conhecido, na época, como Vila Operária.
|