Uma bela visão parcial da linda e saudosa Vila Capivari de meados da década de 1930. No primeiro plano à direita, na Av. Victor Godinho, o prédio pertencente ao Sr. Benedito Olimpio Miranda onde, em parte, durante vários anos, manteve sua Loja “B.O.Miranda”, de roupas, armarinhos, tecidos diversos, calçados, etc., prestigiada pelos moradores da Vila Capivari e adjacências, muito bem gerenciada pelo saudoso amigo Sr. Moreira. Na outra parte desse prédio, também, por vários anos, esteve estabelecida a famosa “Casa Ferraz”, de propriedade do casal Alberto Bernardino e D. Gracinda, localizada na esquina da Av. Victor Godinho com a Rua Ribeiro de Almeida - armazém especializado em secos e molhados – como se costumava dizer naqueles bons tempos –, responsável pelo abastecimento de gêneros alimentícios e bebidas à boa parte dos moradores de Vila Capivari e dos funcionários do nosso Horto Florestal e, também, da maioria dos turistas que vinham passar férias aqui na cidade. Posteriormente, esse casal mudou-se para o ramo da hotelaria, construindo o Hotel Estoril I que, atualmente compreende uma rede de hotéis, como o Estoril II, o Hotel Serra da Estrela e Hotel Bologna, todos dirigidos pelo filho Albertinho de Almeida Bernardino.
Um pouco acima do primeiro plano, à esquerda, já na Av. Macedo Soares, a casa que pertenceu ao Sr. Antonio Elias Jacob, onde, durante vários anos esteve sediada a Imobiliária Rocha, de meu pai Waldemar Ferreira da Rocha, onde, atualmente, está sediado, em novo prédio, o Hotel Europa. Na seqüência: a casa que pertenceu, durante final da década de 1930 e início da década de 1940, ao famoso escritor brasileiro Monteiro Lobato onde, posteriormente, esteve instalada a Pensão da Dona Adelaide, esposa do Sr. Paulo Gracie, proprietário e fundador da Farmácia Emílio Ribas de Vila Capivari. Também, nessa mesma casa, nas décadas de 1960 e 1970, esteve instalada a Imobiliária Rondon, do Sr. Geminiano Nunes da Silva Rondon Filho. Na seqüência: a antiga casa situada na esquina com a Rua Camilo de Morais, onde, por vários anos, esteve instalada a primeira Agência do Expresso Zefir, empresa que mantinha frota de automóveis para transporte de passageiros entre Campos do Jordão, São Paulo e Santos e vice-versa. Posteriormente, residiram nessa casa o Sr. Amadeu Farina e família, do Salão de Barbeiros existente no centrinho de Capivari, e o saudoso amigo João Geraldo de Oliveira, contador e guarda-livros da Construtora Copel; a casa que pertenceu ao Embaixador José Carlos de Macedo Soares, freqüentador assíduo de Campos do Jordão, situada na Avenida que leva o seu nome, onde hoje está sediado o Center Suíço. O Embaixador Macedo Soares foi grande benfeitor de Campos do Jordão, doador de quase todas as terras onde foram construídos os Sanatórios que tiveram fator preponderante na época áurea da tuberculose e que prestaram relevantes serviços nesse processo da cura da doença do século; a casa onde, posteriormente, residiu e esteve estabelecido, por vários anos, o Sr. Bruno Steinmann, exímio fabricante de jóias finas, muito procuradas por diversos admiradores; a casa que pertenceu ao Sr. Benedito Olímpio Miranda, onde residiu por muitos anos com sua grande família.
Um pouco mais atrás, dentre outras, a famosa Casa de Pedra, intacta até os dias atuais, o sobrado existente no local onde, atualmente, está instalada a “Pousada Telhado de Ouro”, a casa onde residia o Sr, Giuseppe Pellizola, o conhecido Zé Italiano, que mantinha bem montada cocheira com lindos cavalos de aluguel e, também recebia alguns cavalos em regime de pensão. Ainda mais atrás, a casa que pertenceu a Dona Flora Caiuby que, durante vários anos, foi a presidente do Campos do Jordão Tênis Clube.
Quase ao topo da foto, a tradicional casa existente até os dias atuais, conhecida por todos, denominada “Céu Azul” e mais acima, a conhecida Casa do General Ralston e, também, os morros tradicionais, os campos do Jordão e as matas existentes na confluência dos morros.
|