Lago da Vila Natal - 1977


Lago da Vila Natal - 1977 - FS173 - 07

No passado, entre as décadas de 1950 e 1970, nas proximidades desse maravilhoso lago, no Bairro da Vila Natal, em Campos do Jordão, existia o famoso, saudoso e primitivo Café Terraço dos Lagos e, também, o Recanto das Moças. Segundo consta, esse pequeno e aconchegante Hotel, foi denominado Recanto das Moças, considerando que nesse local, só aceitavam como hóspedes, moças e senhoras. Diziam que homens não eram aceitos.

Tanto o Café Terraço como o Recanto das Moças, pertenciam à importante e histórica família Caravelas que muito contribuiu para o progresso de Campos do Jordão, iniciando a construção do famoso e lindo Hotel dos Lagos, que somente foi inaugurado muitos anos depois, quando adquirido pelo grupo que concluiu a obra e no local instalou o famoso e maravilhoso Orotour Garden Hotel.

O Café Terraço antigo, foi palco de grandes encontros de estudantes do nosso Colégio Estadual de Campos do Jordão, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, quando lá freqüentavam, especialmente aos sábados e domingos, aproveitando para dançar no salão especial, nadar e andar de barco no lindo lago. Muitos namoros foram iniciados naquela ocasião. Alguns permanecem até hoje.

O Recanto das Moças foi demolido no início da década de 1960. O Café Terraço foi demolido na década de 1990, porém, posteriormente, por iniciativa do saudoso amigo Renato Muller Caravelas, foi construído novo e belo prédio ao estilo do anterior, mantendo o mesmo e tradicional nome, onde até pouco tempo esteve funcionando um magnífico restaurante, infelizmente, também já desativado.

O lago da Vila Natal, realmente, era maravilhoso, foi palco de muitos encontros inesquecíveis, especialmente nos finais de semana. Muitos iam nadar, outros andar de barco e se exercitar remando.

A foto, do ano de 1977, disponibilizada no Facebook pelo amigo Roberto Cerqueira Cezar, o Beto, mostra alguns barcos, na época, de propriedade do Sr. Dino Busnardo, registrando e mostrando momentos maravilhosos e inesquecíveis, que deixam muita saudade. As gerações atuais, infelizmente, já não terão a mesma oportunidade de desfrutar desse maravilhoso lago. Ele está totalmente abandonado e assoreado.

Na foto, de gorro vermelho o amigo Beto, pequenino, no colo da mãe Yara Cerqueira Cezar, nossa amiga de longa data. Segundo informações, quem está remando é o nosso amigo Dino Busnardo Filho, o Dininho.

Oxalá, em futuro próximo, esse maravilhoso local que, no passado encantou as pessoas e diversas gerações, tenha o lago totalmente recuperado e volte a ser um grande ponto de atração turística para Campos do Jordão.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -