Casinha histórica


Casinha histórica - FS173 - 12

Essa pequena casa de madeira, de paredes cor beije, com janelas cor de abóbora, no passado, tinha a mesma cor nas paredes, porém as janelas tinham cor verde. Estava situada na seqüência da Rua Orivaldo Lima Cardoso, na Vila Jaguaribe, proximidades da Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, popularmente conhecida como INCOS. Lembro-me que, quase em meio da década de 1950, algumas vezes, quando vinha ou voltava do Grupo Escolar, o Bonde da Estrada de Ferro Campos do Jordão, ao passar pelas proximidades da Incos de Vila Jaguaribe, passava em frente algumas casinhas de madeira que, também, pertenciam à Incos, onde, em algumas, moravam alguns funcionários da empresa. Lembro-me também que, em umas duas oportunidades, vi na frente de uma dessas casinhas, linda moça que havia encantado no desfile de uma das tradicionais Festas da Maçã. Uma interrogação perdurou até pouco tempo. Será que ela morava naquela casinha ou simplesmente estava ali visitando alguma amiga?

Nunca mais vi essa moça. Algumas vezes cheguei a perguntar para antigos moradores da cidade se lembravam dessa moça e quem era ela. Muitas respostas desencontradas e desprovidas de certeza.

Quando comecei a colecionar fotografias antigas de Campos do Jordão e, com alguns amigos, consegui várias fotos dela durante os festejos da Festa Nacional da Maçã de 1955. Sempre, a mente fazia a mesma pergunta: Onde andará essa moça? Que fim levou? Estranho, ninguém sabe do seu paradeiro ou pode informar para onde teria se mudado.

Há algum tempo, realizando trabalho de pesquisa sobre nosso saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, especialmente, sobre muitos alunos que conheci e com os quais fui contemporâneo, tive acesso aos documentos pessoais dessa moça. Encontrei e pude saber um pouquinho mais sobre ela: onde havia nascido, em que data, quem foram seus pais e outras informações. Copiei sua foto que constava em seus documentos escolares. Pensei, será que nunca mais vou ter notícia dela? Gostaria de saber onde está, o que fez durante sua vida. Foi feliz? O que aconteceu?

O destino, felizmente, surpreendeu. No dia 20 de setembro de 2012 recebi um e.mail e, para minha surpresa, quando li fiquei imensamente feliz. A moça, Márcia Lucovich, Princesa da Festa nacional da Maçã de 1955, estava entrando em contato comigo, dando-me parabéns pelo trabalho que tenho colocado no site e me oferecia fotografias antigas da época em que residiu em Campos do Jordão nos anos de 1946 a 1956. Ela mora, desde o ano de 1959, nos Estados Unidos, em Long Island, proximidades da grande Nova York, eternizada na música de mesmo nome, magistralmente interpretada pelo saudoso Frank Sinatra.

Depois de vários contatos e várias perguntas, ficou confirmado que era ela que eu havia visto em frente à casinha situada nas proximidades da Incos da Vila Jaguaribe. Ela e sua família, mãe Sra. Ophélia e as irmãs Silvia, Lucia e Maria Helena, a Lena, residiram nessa casinha por alguns anos, situada quase em frente ao campo de futebol da Associação Atlética Jaguaribe - A.A.J., atualmente, Estádio Municipal “Amadeu Carletti Junior”.

OBS: Foto gentilmente cedida em 19/10/2013, quando da visita a Campos do Jordão, pelas amigas, as irmãs Márcia Lucovich e Maria Helena Gütter, a Lena.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -