O saudoso e imponente Auditório do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, na década de 1950, preparado para alguma solenidade programada. Na foto, dentre outros, os saudosos Professores Jofre Alves Furquim e Cônego João Maria R. da Silva, conhecido por todos como Padre João e Theodoro Corrêa Cintra.
Todas as festividades realizadas no Salão Nobre do antigo CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, nas décadas de cinqüenta e sessenta, tinham um sabor especial de FESTIVAL.
É imprescindível e necessário registrar que todas as classes, tanto do curso ginasial, quanto do colegial, científico e normal cabiam dentro do Salão Nobre que, embora hoje não pareça tão grande e não tenha a capacidade de abrigar tantos alunos e seus professores, naquela época era enorme e abrigava com muita majestade e dignidade os cultos professores e seus discípulos daquelas gloriosas e saudosas décadas.
Uma festividade qualquer, quando era realizada no Salão Nobre do Colégio, se revestia de uma formalidade invejável, maravilhosa e inesquecível.
Nesse Salão Nobre, além das reuniões normais em que o diretor e os professores tinham a necessidade de repassar aos seus alunos alguma inovação, algum aviso especial, algum comunicado de ordem interna ou até externa e relacionada ao contexto municipal, estadual ou nacional, eram realizadas as festividades de entrega de diplomas, apresentações musicais, artísticas e literárias, organizadas pelos professores, algumas vezes com a participação destes e, sem dúvida, com a participação essencial de seus prestimosos alunos.
Nesse Salão Nobre, ficaram eternizadas na memória de todas aqueles que puderam, de alguma forma, participar dessas reuniões ou apenas presenciar, as lindas e inesquecíveis apresentações do Coral do Colégio, organizado, treinado e dirigido pelas professoras de Música e Canto Orfeônico Aurora, Germânia Margoni e o professor Bruno, as magníficas manifestações individuais de vários alunos daquela época, os discursos clássicos, catedráticos, culturais, cheios de conteúdo cívico e fluentes dos queridos mestres: Reverendo Oswaldo Alves, Jofre Alves Furquim, Imídeo Giusepe Nérice, Rosalvo Madeira Cardoso, Raul Pedroso de Moraes, Gad Aguiar, Gustavo Leopoldo Marissäel de Campos, José Domingos da Silveira, Antonio Oirmes Ferrari, Expedito Camargo Freire, Wilson Antonio Amato, José Firmino de Mello, Cecília Almeida Leite Murayama, Anna Maria Barbosa,Guido Machado Braga, Vanda Kara José Pinheiro, José Firmino de Mello João Gualberto Mafra Machado, Douglas Peres Belomo, Georgina Del Bianco, Maria José Ávila, Aparecida Miranda, entre tantos outros.
|