Especial Café Pinheiro


Especial Café Pinheiro - FS177 - 01

Foto, da década de 1940, mostrando o saudoso Sr. João Rodrigues Pinheiro, um dos importantes pioneiros do início destes Campos do Jordão, com fisionomia pensativa e preocupada com o destino geral do nosso comércio, sentado no pára-lamas da camioneta, acredito, marca Ford, ano de fabricação 1929, do seu “Especial Café Pinheiro”. O Sr. João Rodrigues Pinheiro, natural de Castelo de Paiva, Portugal, aqui chegou por volta do final da década de 1910, com seu irmão, Floriano Rodrigues Pinheiro, outro grande e dedicado pioneiro e, prestaram, juntamente com muitos outros, grandes e relevantes serviços na formação da nossa cidade. Ambos, inicialmente, prestaram serviços especializados de cantaria (assentamento de pedras), durante a construção da ponte da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sobre o Rio Paraíba. Foi casado com a Sra. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como Dona Marussa e tiveram seis filhos: Rubens, Darcy, Regina, Aparecida, Ayda e o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o seu Zito Pinheiro, proprietário da tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, conhecida como a Livraria e Papelaria dos Estudantes, atualmente Livraria e Papelaria OYA.

O Sr. João Pinheiro como era conhecido, foi importante comerciante dos primórdios de Campos do Jordão. Dentre outras atividades aqui desenvolvidas, foi proprietário do “Especial Café Pinheiro”, que torrava, moia e empacotava excelente café, muito apreciado por todos consumidores, distribuído e vendido em toda cidade. Foi também, durante algumas décadas, proprietário da famosa e conceituada “Padaria e Confeitaria Pinheiro”, estabelecida na antiga Avenida de Ligação, atual Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia, na tradicional esquina, onde hoje está sediada a famosa e conhecida “Casas Pernambucanas”. Tanto a torrefação de Café, como a Padaria Pinheiro, estavam estabelecidas no mesmo prédio. Essa padaria, posteriormente, também por muitos anos, pertenceu aos Irmãos Biagioni.

Na foto histórica, a bela camioneta do “Especial Café Pinheiro”, estava estacionada na tradicional Avenida de Ligação, atual Av. Dr. Januário Miráglia, em frente ao prédio onde estavam estabelecidos os dois estabelecimentos comerciais de propriedade do Sr. João Pinheiro. À direita, parte da casa que pertenceu ao legendário, de muitas histórias, o pioneiro João Rodrigues da Silva, mais conhecido por João Maquinista. No local dessa casa, atualmente, está estabelecida a “Galeria Candotti”.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -