Casa do Dr. Jaguaribe - 1915


Casa do Dr. Jaguaribe - 1915 - FS178 - 04

Foto do ano de 1915 mostrando o Sanatório primitivo de Campos do Jordão. Esse prédio era um Casarão, uma hospedaria, construída de madeira, com grande terraço envidraçado, localizada nas proximidades do atual Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe. Esse prédio, posteriormente, foi transformado em casa residencial para o Dr. Domingos Jaguaribe.

Ao fundo da foto, o morro onde foi implantado o primeiro cemitério existente no povoado dos Campos do Jordão. Foi construído em 1898, por Matheus da Costa Pinto, em decorrência das repetidas aflições dos moradores, que se viam obrigados a transladar os seus mortos a Santo Antonio do Pinhal e Pindamonhangaba para sepultamento, sempre transportados em redes, em forma de banguês “debaixo de grossa carraspana e de rezas misturadas a blasfêmias”. Esse cemitério foi inaugurado em 1899 quando do sepultamento do engenheiro Dr.José de Magalhães, assassinado por João Rodrigues da Silva, o João Maquinista.

No cemitério onde o engenheiro Dr. José de Magalhães foi enterrado, situado no alto do local hoje denominado “Recanto Dubieux”, existia uma inscrição em um dos túmulos: “aqui jaz o Dr. José de Magalhães, barbaramente assassinado”. O pessoal chamava o campo santo de “cemitério da Basin”.

A Sra. Bertha Augusta Guilhermina Basin, de nacionalidade francesa, que faz parte da história de Campos do Jordão. Era casada com o Sr. Leon Casemire Felix Marie Basin, filho do francês Casemire Etienne Basile Basin, proprietário de uma grande área de terras localizada na Vila Velha, atual Vila Jaguaribe, adquirida em 1889 do Dr. Domingos Jaguaribe.

OBS: Fotografia tirada para a “Revista A Cigarra” - nº 30 - ano 2 de 10.11.1915- páginas 36 a 38 e 44 e 45, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -