Uma bela foto da década de 1930, mostrando, num dia chuvoso, um grupo de pessoas, infelizmente, não identificadas, na plataforma de embarque da Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no Bairro Capivari, à espera do Bonde de carreira que os levaria até a cidade de Pindamonhangaba. Essa viagem possibilitava a conexão com a Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB, com destino às cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro e cidades do Vale do Paraíba, localizadas ao longo desses percursos.
É importante chamar atenção para a elegância desses passageiros, vestindo roupas finas e próprias para o frio da época. As mulheres, com vestidos ou saias longas, casacos, chapéus ou boinas. Os homens, de terno e gravata, normalmente com seus chapéus que, quando não estavam na cabeça, estavam nas mãos, juntamente com uma capa de chuva.
Junto à plataforma da estação, um dos Bondes elétricos, externamente revestidos com madeira que, durante muitas décadas, prestaram relevantes serviços no transporte de passageiros entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba e vice-versa, também beneficiando, especialmente, os agricultores que moravam e trabalhavam nas áreas contíguas, ao longo da ferrovia.
|