Um pouquinho sobre o autor desse maravilhoso Mapa Turístico de Campos do Jordão.
Joaquim Corrêa Cintra, foi o maior Tribuno que já passou pela Câmara Municipal de Campos do Jordão.
Foi Vereador na primeira Legislatura da Câmara Municipal de Campos do Jordão (1948 a 1951). Foi também, Vereador nas seguintes Legislaturas: 1952 a 1955, 1956 a 1959, 1960 a 1963, 1964 a 1968 e 1969 a 1972. É oportuno observar que, durante todo período em que atuou como Vereador, nunca recebeu um tostão sequer. Nessa época os Vereadores trabalhavam sem qualquer remuneração, somente, por muito amor à sua cidade.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão nos seguintes períodos: 01.01.1952 a 31.12.1955 e 01.01.1956 a 31.12.1956.
Foi Diretor do DMTUR - Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, durante a Administração do Prefeito Dr. José Antonio Padovan, iniciando relevante serviço em prol do desenvolvimento turístico de Campos do Jordão.
Durante várias décadas foi editor, jornalista e responsável pelo Jornal “A Cidade”, que prestou relevante serviço informativo ao Município.
Prestou inúmeros, relevantes serviços de grande importância para o Município, tendo participado ativamente junto a diversas Entidades Assistenciais, Agremiações, Associações, Hospitais, Escolas, Radioemissora, Congressos, Clubes e movimentos comunitários diversos, sempre, visando o engrandecimento, fortalecimento e progresso da cidade que muito amou.
Temos que ressaltar, dentre suas inúmeras qualidades: foi um excelente desenhista, pintor, escritor, exímio artista na arte da xilogravura e idealizador nato e dedicado. Este quadro de quase dois metros de comprimento pó mais de um metro de largura foi idealizado e pintado pelo nosso querido e saudoso amigo Joaquim Corrêa Cintra, no ano de 1967. É um dos primeiros Mapas Turísticos de Campos do Jordão. Esse Mapa Turístico, durante muitos anos, ficou exposto na sede da DMTUR - Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, localizado na Pérgula que existia no local onde, até pouco tempo, estava instalado o Posto da Telefônica, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sendo admirado por todos.
OBS: Este Mapa pertence, atualmente, ao amigo Benedito Gomes da Silva, o conhecido Dito da Casa Marly que nos autorizou a fotografá-lo e exibi-lo para todos que tenham oportunidade de acompanhar as fotos semanais deste site.
|