Vila Abernéssia - Década 1920


Vila Abernéssia - Década 1920 - FS178 - 13

Linda paisagem da Vila Abernéssia do final da década de 1920, mostrando no primeiro plano, da esquerda para a direita:

A Av. Dr. Januário Miráglia, parte do antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares; o espaço da Feira livre e o prédio do tradicional, antigo e saudoso Mercado Municipal; o prédio do Posto Policial e Cadeia Pública, local onde hoje está instalado o prédio da segunda agência do Banco do Brasil, anteriormente, Caixa Econômica Estadual – Nossa Caixa Nosso Banco e ao lado o terreno que, atualmente, abriga a Praça Monsenhor José Vita, localizada em frente amo Banco Santander, antigo Banco do Estado de São Paulo - Banespa..

Na seqüência o prédio do antigo e tradicional e famoso atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A.; o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco; o terreno onde, atualmente, está o prédio em que está instalada a Casa Tietê e o prédio onde, atualmente, está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão; também, o prédio onde, durante muitos anos, esteve instalado o Armazém Rachid, de secos e molhados, do Sr. Fausi Rachid.

Ao centro da foto à esquerda, a casa que, atualmente, pertence a Dona Odila Ribeiro, esposa e viúva do Sr. Luiz Carlos Ribeiro; em frente a essa casa, posteriormente, a partir da década de 1930, foi construída Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus; também, a casa que, durante muitos anos, pertenceu ao saudoso Sr. Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Zito Pinheiro, da Livraria Pinheiro, a Livraria dos Estudantes.

Ao lado direito da foto, o prédio que abrigou por muitos anos, famosa e tradicional “Pensão Azul”, destruída totalmente, no dia 06 de agosto de 1945, por um pavoroso incêndio. Essa pensão recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -