Cachoeira Véu da Noiva - 1950


Cachoeira Véu da Noiva - 1950 - FS179 - 08

Foto do ano de 1950 mostrando, dentre uma bela mata com diversos exemplares de pinheiro ou pinheiro do Paraná (araucária angustifolia ou brasiliensis) e outros tipos de vegetação, a linda e aconchegante Cachoeira do Véu da Noiva. Na época, embora já com bastante poluição, as águas do Rio Capivari, ainda eram mais límpidas que hoje, quando, lamentavelmente, estão completamente poluídas.

O Município de Campos do Jordão, até os dias atuais, não possui qualquer sistema de tratamento para esgotos residenciais e industriais. Todo esgoto é jogado “in natura” nos principais rios, riachos, córregos e lagoas de Campos do Jordão.

No dia 17 de julho de 2011, o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, assinou investimento de R$ 106 milhões de reais para ampliar a coleta e tratar 100% do esgoto da cidade de Campos do Jordão, dentro de um prazo pré-estabelecido de 30 meses.

“A Estação de tratamento de esgoto (ETE) deverá ter 7,8 quilômetros de interceptadores, 10 quilômetros de coletores e três estações elevatórias. O sistema irá tratar 213 litros de água por segundo, atendendo a população local e turística.”

"Se Deus quiser em dezembro de 2013 vai estar pronto. Vai passar de zero para 100% do esgoto tratado e vamos para 65% do esgoto coletado". Afirmou Alckmin.

A Estação de tratamento de esgotos - ETE de Campos do Jordão será a mais moderna instalada em serviços públicos da América Latina, contando com tecnologia mais avançada do. Mundo.

Com muita esperança, aguardamos ansiosamente, que os serviços programados, há muito necessários, em fase de implantação em grande parte do Município, pelo Governo do Estrado de São Paulo, através da SABESP - Saneamento Básico do Estrado de São Paulo, realmente, estejam concluídos rapidamente.

Só assim, poderemos voltar a ver a linda cachoeira do Véu da Noiva com suas águas despoluídas.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -