Sanatório de Santos


Sanatório de Santos - FS15 11

No ano de 1940, reunidos em frente ao Sanatório de Santos, localizado junto à estrada de acessos aos Sanatórios, São Paulo, Divina Providência e Sanatorinhos S-1, dentre outras pessoas não identificadas, da esquerda para a direita: Não identificado, o médico Dr. Francisco de Moura Coutinho Filho, a Benemérita Dona Leonor Mendes de Barros e o marido Dr. Adhemar de Barros, Interventor Federal em São Paulo de 1938 a 1941, o Prefeito de Campos do Jordão, Dr. José Arthur da Motta Bicudo (14/07/1938 a 10/06/1941) e não identificado.

O Hospital foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1935 pelo Interventor Federal, Armando de Salles Oliveira, em terreno doado por José Carlos de Macedo Soares.

À cerimônia estiveram presentes os Drs. José Carlos de Macedo Soares, Vicente Ráo, Odilon Braga e Márcio Munhós.

O nosocômio era mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Santos, com capacidade para 50 leitos.

Por longos anos foi seu diretor-clínico o Dr. Francisco de Moura Coutinho.

Os tuberculosos da Santa Casa de Santos foram transferidos para o Sanatório, que se incorporou na luta contra a tuberculose.

Era médico tisiologista do Hospital, em Santos, o grande poeta Martins Fontes, que assistiu à inauguração do Sanatório Santos, ao lado do prefeito Antonio Gavião Gonzaga, e a partir daí, passou a freqüentar a Estância com assiduidade.

O nosocômio foi desativado em 15 de junho de 1954, transformando-se em hotel.

OBS: Histórico do Livro “História de Campos do Jordão” da autoria do Escritor Pedro Paulo Filho, Editoria Santuário - 1986, Página 301.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -