Sr. Moreira - Saudades


Sr. Moreira - Saudades - FS182 - 11

Uma foto do ano de 1984 mostrando, no final da Av. Victor Godinho com encontro com as Avenidas Macedo Soares, Washington Luiz e Rua Engenheiro José Antonio Salgado, o famoso trole do Seu Moreira. Na boléia, da esquerda para a direita, o Sr. Moreira, meu sobrinho Daniel, minha filha Ana Lucia e minha esposa Anna Maria.

Ao fundo da foto, o primitivo Morro do Elefante, apenas com seus caminhos impostos pelas águas pluviais e pelo sobre e desce de pessoas que costumavam escalá-lo subindo e descendo pela sua tromba como costumávamos dizer antigamente. Eu mesmo fiz isso muitas vezes, em noites de lua cheia, apostando com os amigos, quem chegava primeiro ao seu topo. Bons e saudosos tempos.

O saudoso Sr. Francisco Moreira da Silva, nascido em Paraisópolis-MG em 07/agosto/1920 / Campos do Jordão-SP. 20/fevereiro/2014, durante muitas décadas, alegrou a juventude e as pessoas em geral, não só de Campos do Jordão, como inúmeros turistas que freqüentavam a cidade, especialmente durante as décadas de 1950 até 2000. Ele foi um dos mais famosos e requisitados charreteiros que fazia ponto em frente ao Morro do Elefante, em Vila Capivari, em Campos do Jordão. No início utilizava aquela simpática e tradicional charrete pequena, com apenas duas rodas. Depois, ao longo do tempo, procurando dar maior conforto para os usuários do seu serviço, de transporte e passeios, transformou-a, como a maioria de seus companheiros de profissão, em um belo trole com quatro rodas, mais confortável e seguro.

O Sr. Moreira como ficou mais conhecido, era adorado pela criançada que amava fazer um passeio em seu trole, percorrendo vários locais e pontos turísticos de Campos do Jordão. Muitas crianças até aprenderam com o Sr. Moreira, como comandar o trole e fazer com que o cavalo seguisse para o destino desejado. Minha filha e meu sobrinho foram desses que aprenderam com o Sr. Moreira. Ele, sempre muito educado, muito atencioso, calmo, dedicado a agradar a criançada que, com certeza, amava como seus filhos e netos. Tínhamos muita confiança em seus serviços profissionais e, sempre que possível, o seu trole era o preferido por nós e pela criançada.

Infelizmente, já bastante idoso, deixou de prestar esse importante serviço que deu muita alegria e felicidade a todos que puderam tê-lo como amigo e como condutor de belas aventuras por estas paragens de Campos do Jordão, especialmente ao redor das belezas que rondam a Vila Capivari. Depois de ficar acamado por um longo período, no dia 20 de fevereiro deste ano de 2014, foi chamado, com certeza, para comandar troles para transporte de anjos, arcanjos e querubins, em outras paragens desse nosso imenso e desconhecido Universo.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -