Estrada de Ferro - 100 anos


Estrada de Ferro - 100 anos - FS183 - 14

Esta foto da década de 1990 mostra a linda automotriz A-3, um Bonde da Estrada de Ferro Campos do Jordão, passando em frente ao Centro Esportivo “Armando Ladeira”, em Vila Abernéssia, todinho reformado nas oficinas da Ferrovia, pelos excelentes profissionais lá existentes, com sua parte externa revestida de madeira envernizada. O Bonde puxava o simpático vagão aberto, especialmente preparado para o transporte de passageiros amantes e ávidos de aventura, nos passeios entre as Estações Emílio Ribas e Abernéssia.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, idealizada pelos Drs. Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, ligando a cidade de Pindamonhangaba-SP., no Vale do Paraíba a Campos do Jordão-SP., foi construída, no período de 1912 e 1914, pela “Empreiteira Damas”, de propriedade do dedicado, valoroso e inesquecível Empreiteiro Sebastião de Oliveira Damas. A ferrovia era necessária para facilitar aos seus pacientes e doentes acometidos pela tuberculose, um acesso mais rápido e confortável ao alto da Serra da Mantiqueira, dotado de clima de montanha ideal para as pessoas que procuravam e necessitavam de tratamento para a cura do mal do século XX. A Ferrovia foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1914.

Neste ano de 2014, no dia 15 de novembro, a Estrada de Ferro Campos do Jordão, estará completando seu primeiro centenário. CEM (100) anos de existência, dedicados à saúde, ao transporte, ao progresso e ao turismo de Campos do Jordão.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -