Palácio - Década 1960


Palácio - Década 1960 - FS184 - 02

Um belo “Cartão Postal”, da década de 1960, acredito, montado pelo saudoso Sr. Manoel Luiz Ferreira, da famosa “Foto Abernéssia”, estabelecida em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, grande fotógrafo que registrou imagens históricas e maravilhosas de Campos do Jordão, durante mais de quatro décadas. O cartão postal mostra o nosso Palácio Boa Vista, em vários ângulos interessantes.

O Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, neste mês de Julho de 2014, estará completando cinqüenta anos, meio século, da sua inauguração oficial ocorrida no ano de 1964.

“O Palácio Boa Vista, com seus 105 cômodos, construído em estilo medieval, teve sua construção iniciada no ano de 1938 quando era Interventor Federal o Dr. Adhemar de Barros (1938 a 1941), com a finalidade de residência de inverno do Governador do Estado de São Paulo. Sua inauguração, depois da construção ficar paralisada por vários anos, somente veio acontecer no ano de 1964 quando o Dr. Adhemar Pereira de Barros foi Governador do Estado de São Paulo (1963 a 1966).

Situa-se o Palácio Boa Vista a 1.875m de altitude, no Alto da Boa Vista, de onde se descortina uma paisagem deslumbrante das matas que o circundam.

Dista 3 km de Vila Abernéssia e é servido por estrada pavimentada.

Antigamente, chamavam-no de “Castelo” e, alguns, de “Palácio dos Morros Uivantes”.

Depois de inaugurado pelo Governador Adhemar de Barros, foi declarado Monumento de Visitação Pública do Governo de São Paulo, sendo também residência de verão do Governador do Estado.

Em seu interior, há riquíssimo e importante acervo cultural e artístico constituído de peças e quadros dos mais renomados pintores nacionais e estrangeiros.

Guarnece-o a Polícia Montada da Polícia Militar de São Paulo, especialmente criada para guardá-lo, organizada nos moldes da Polícia Montada do Canadá, utilizando os seus integrantes, um vistoso uniforme, azul e vermelho.”

OBS: do Livro “História de Campos do Jordão”, da autoria do Escritor, Advogado e Jornalista Pedro Paulo Filho - Editora Santuário - 1986 - Páginas 699 e 700.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -