A T.1 enfrenta 10 graus negativos


A T.1 enfrenta 10 graus negativos - FS184 - 03

No mês de junho de 1962, a locomotiva elétrica T-1, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, puxando uma bela classinha para passageiros, trafega no trecho compreendido entre a Estação Emílio Ribas, de Vila Capivari, até a Parada São Cristóvão. Na oportunidade passava no trecho próximo ao centro da Vila Jaguaribe, quase em frente ao antigo e famoso Armazém do Sr. Olímpio.

Essa foto, da autoria do grande fotógrafo Manoel Luiz Ferreira, da “Foto Abernéssia”, foi tirada durante uma manhã de forte geada, por volta das 07:30 da manhã e os termômetros registravam a temperatura de (-10º graus), menos dez graus negativos

A T1, Máquina histórica - “Uma alemãzinha para o Brasil” - A T1 (o "T" significa tração), pequena e antiga locomotiva elétrica, tipo “steeple-cab”, fabricada no ano de 1924, pela Siemens-Schuckert/Mann - (M.A.N. (Maschinenfabrik Augsburg-Nuremberg). Originalmente foi fabricada para a Companhia Guarujá (Tramway Guarujá). Ela tinha potência total de 104 HP, proporcionada por dois motores elétricos com auto-resfriamento, peso de 14.600 kg e capacidade de tracionar um trem de 32 toneladas a 40 km/h. Após o desmantelamento da Tramway Guarujá em 1956, a locomotiva elétrica T1 foi transferida para a Estrada de Ferro Campos de Jordão.

Em Campos do Jordão, por mais de uma década, a partir dos anos 1960, esta locomotiva elétrica T1 puxava carros para transporte de passageiros, os famosos vagões chamados de “classinhas”, no percurso entre as Vilas Capivari, partindo da Estação Emílio Ribas, passando pelas Vilas Jaguaribe, Estação de Vila Abernéssia, até a Parada São Cristóvão e vice-versa.

Em 1972 a máquina T1, a nossa rara locomotiva elétrica, hoje praticamente uma peça importante para decorar dignamente um Museu Ferroviário, infelizmente foi desativada e retirada do tráfego ferroviário, pela administração da ferrovia, sendo imobilizada para acionar os comandos do teleférico, também pertencente à ferrovia e que liga a estação Emílio Ribas de Vila Capivari ao alto do Morro do Elefante. Permaneceu nessa função até o ano de 2013.

A partir do ano de 2013, após a instalação de nova cabine e comando para o Teleférico, foi retirada dessa função. Atualmente, está exposta em frente à plataforma da Estação Emílio Ribas em Vila Capivari. Está encantando os admiradores e amigos da ferrovia. É grande e importante modelo que valoriza e embeleza as inúmeras fotografias tiradas diariamente.

Neste ano de 2014, no dia 15 de novembro, a Estrada de Ferro Campos do Jordão, estará completando seu primeiro centenário. CEM (100) anos de existência, dedicados à saúde, ao transporte, ao progresso e ao turismo de Campos do Jordão.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -