Vila Capivari - Década 1960


Vila Capivari - Década 1960 - FS185 - 01

Um maravilhoso Cartão Postal panorâmico mostrando a Vila Capivari, em meados da década de 1960. Bem no primeiro plano, entre árvores, a Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Ao centro e logo atrás, o prédio da Central Telefônica da Estrada de Ferro Campos do Jordão, na época, responsável pelos serviços de telefonia de Campos do Jordão. Logo na frente, o prédio onde, inicialmente, estiveram estabelecidos: o Empório Damas, de Luiz Damas, posteriormente, a Casa Pedro Paulo, do Sr. Pedro Paulo, o Empório São Paulo dos Srs. Alberto Bernardino, João Alves Teixeira e Joaquim Pinto Seabra, armazém de gêneros alimentícios diversos e bebidas, na época, denominados de secos e molhados; a Loja de Decorações de Henry Matarasso e, depois, Malú Decorações, que permanece no mesmo local em novo prédio.

Na parte central da foto, a Igreja de São Benedito, o centrinho turístico da Vila Capivari, com os prédios das lojinhas, o prédio pertencente ao Sr. João Canossa onde, há muitas décadas está sediado o famoso “Restaurante Nevada”; a Praça de São Benedito, o Hotel Estoril I , o tradicional Hotel Bologna e logo atrás, as quadras de tênis do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo.

Ainda no primeiro plano, à esquerda, o prédio construído para a COPEL - Construtora, de propriedade dos Drs. Marcos Wulf Siegel, José Ariosto Barbosa de Sousa e Prof. Harly Trench, responsáveis pela construção de diversas residências e prédios de apartamentos, durante a década de 1960. Todos os projetos da COPEL, nessa época, eram da autoria de Orestes Mário Donato.

Posteriormente, esse prédio passou a ser a sede da Malharia Italiana (La Bottega Italiana), primeira Malharia de Campos do Jordão, de propriedade do Sr. Giovanni Zoffoli e sua esposa D. Anna.

Um pouco acima, também a esquerda, a Rua Eduardo Levy, principal acesso ao Bairro conhecido como Vila Operária, onde está sediada a tradicional sede social do Campos do Jordão Futebol Clube - C.J.F.C..

Já podemos notar nesta foto que, a vegetação existente já está bastante difundida em vários locais do Bairro, diferentemente das fotos das décadas de 1920 a 1950 quando essa vegetação estava concentrada nas confluências dos morros, a exemplo do que pode ser observado no topo desta mesma foto.

OBS: Este lindo cartão postal foi gentilmente cedido pela amiga Lucia Abe e pertencia ao acervo da saudosa tia Keiko Abe.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -