Agente de Empresa de ônibus?


Agente de Empresa de ônibus? - FS15 17

Na foto, no final da década de 1950, em cima de linda carrocinha da Mercearia Caruso, utilizada para o transporte de cargas e entrega de gêneros alimentícios, o Sr. Ferreira, Agente da saudosa Empresa de Ônibus do Expresso Zefir, posa para foto histórica, com seu cachimbo e sua guitarra portuguesa.

O Expresso Zefir, a princípio, mantinha frota de automóveis para transporte de passageiros entre Campos do Jordão e São Paulo e vice-versa. Transportava até cinco passageiros por viagem. Posteriormente, esses automóveis foram substituídos por micro-ônibus e ônibus normais, fazendo o mesmo percurso.

Nessa época, a Agência do Expresso Zefir, estava localizada no centrinho de Capivari, de onde partiam e chegavam os ônibus que faziam a linha Campos do Jordão – São Paulo.

O saudoso português Sr. Ferreira, um dos Agentes do Expresso Zefir, era muito conhecido e admirado pelo seu bigode imenso, ao tradicional estilo lusitano, sempre soltando baforadas de fumaça perfumada em seu inseparável cachimbo tipo “Sherlock Holmes”. Normalmente à noite, enquanto esperava o último ônibus que vinha da capital paulista e que chegava por volta das dez horas da noite, encantava os amigos, alguns turistas e curiosos tocando lindos fados em sua tradicional guitarra portuguesa. A esposa, a simpática e boa D. Alice, revezava com o marido o atendimento da Agência.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -