Pedro Paulo Filho, filho da Sra. Izabel Cury Paulo e do saudoso Sr. Pedro Paulo, antigo comerciante de Campos do Jordão, que somente aqui em Vila Abernéssia, com a famosa “Casa Pedro Paulo”, especializada em roupas e sapatos finos, tecidos e diversos artigos do vestuário masculino e feminino, manteve esse comércio por mais de quatro décadas. Nascido em Pindamonhangaba em 04 de setembro de 1937, veio para Campos do Jordão nas suas primeiras semanas de vida. É casado com a professora e advogada Guiomar Aparecida de Castro Rangel Paulo e tem um filho, Pedro Paulo Netto, administrador de empresas, também advogado.
Desnecessário apresentar aqui sua biografia pessoal considerando que quem tiver interesse em saber mais sobre esse grande jordanense deve acessar seu site pessoal – www.pedropaulofilho.com.br, onde terá acesso à sua vasta e completa biografia.
Esse grande e querido jordanense, amigo de muitas e muitas décadas, de inúmeras e saudosas recordações de tempos inesquecíveis da nossa vida, de memoráveis passagens do cotidiano da nossa cidade, muitas das quais, tivemos oportunidade de acompanhar e vivenciar, magistralmente eternizadas e registradas na história e na cultura de Campos do Jordão.
Pedro Paulo Filho, para uns, Dr. Pedro Paulo para outros, simplesmente Pedrinho ou Dr. Pedrinho, e para alguns mais simples e humildes Tor Pedinho (corruptela de Doutor Pedrinho), sem dúvida, é um dos mais ilustres jordanenses de todos os tempos.
O trabalho já produzido por Pedro Paulo durante todos esses anos em que se dedicou ao registro da história e da cultura de Campos do Jordão, e também da cultura brasileira em geral, é algo de fenomenal. É um escritor apaixonado pela literatura.
Tive a oportunidade de dizer inúmeras vezes, para pessoas amigas e até para o grande amigo Pedro Paulo: “Esse trabalho que você já desempenhou e vem desempenhando em prol da preservação da história e da cultura de Campos do Jordão é realmente hercúleo, monumental e magistral. Posso imaginar os grandes tropeços que você sofreu durante essa sua longa e demorada caminhada em busca dos seus principais objetivos, procurando deixar registrado para o futuro e posteridade um pouco da história. Eu não sei se teria a paciência e perseverança que sempre foram a sua tônica forte, para conseguir esse seu trabalho maravilhoso, digno de nosso total reconhecimento”.
Graças ao trabalho dedicado e perseverante desenvolvido e executado pelo Pedro Paulo Filho, na hora exata, a grande maioria dos fatos e registros históricos da nossa cidade está preservada e registrada no seu magistral livro “História de Campos do Jordão”.
Esta foto é uma montagem da minha autoria. Ela mostra Pedro Paulo Filho, em foto da década de 1990, em cima do Morro do Elefante, à frente da maravilhosa visão da Vila Capivari do ano de 2008.
Veja a Homenagem
e fotos de Pedro Paulo Filho
|