Foto da Vila Abernéssia da década de 1910. Esta, praticamente, é uma das fotos mais antigas de Campos do Jordão. Também, uma das poucas imagens que temos desse ângulo da Vila Abernéssia, mostrando o local onde, atualmente, estão: o Mercadinho Piratininga, Edifício Pátio Dubieux, Clínica Média “SAMI”, prédio onde estão estabelecidos, Loja do Tadeu e a Padaria Karina, Correios, Dispensário Dr.Silvestre Ribeiro, Banco do Brasil e muitos outros.
Vemos a antiga Avenida de Ligação, atualmente Av. Dr. Januário Miráglia, ainda sem qualquer tipo de calçamento. É importante notar: nessa época, ainda não existiam os trilhos da nossa Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada no dia 15 de novembro de 1914. Todas as construções que aparecem na foto eram de madeira, zinco, pau-a-pique ou taipa. Não existiam casas de alvenaria. A primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia foi construída depois da inauguração da Estrada de Ferro Campos do Jordão, entre os anos de 1914 e 1915, por Joaquim Ferreira da Rocha que aqui chegou junto com a construção da ferrovia. Essa casa foi construída em Chácara de sua propriedade, atualmente pertencente às Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, abrigando a Obra Social ASSISO.
A casinha de madeira que aparece à esquerda da foto, estava localizada no mesmo local onde ainda existe, a casa que, até pouco tempo, pertencia ao saudoso Manoel Fontela, funcionário do nosso Dispensário, ao lado da atual loja de materiais para construção “Serra dos Pinhos”. As demais casas que aparecem na seqüência, após à atual Agência do Banco Itaú, eram todas de zinco. Na primeira delas, morou muito tempo o Sr. João Rodrigues da Silva, o João Maquinista, depois, o Sr. Guimarães, pai do Guimarães do Táxi, do Zé Aparecido Nunes, Benedita Augusta Guimarães, posteriormente, o Olegarinho Frozino, está o está a Galeria Via Candotti, da Família Frozino.
É impressionante a grande profundidade da visibilidade dessa foto, coisa totalmente impossível atualmente. Vemos bem ao fundo da foto, o majestoso Morro do Elefante localizado na Vila Capivari, há mais de três quilômetros do local da foto.
|