Vila Abernéssia - 1940


Vila Abernéssia - 1940 - FS193 - 07

Uma foto antiga da Vila Abernéssia, da década de 1940, mostrando ao centro o primeiro prédio da Santa Casa de Campos do Jordão, inaugurada no dia 25 de janeiro de 1943 e parcialmente destruído por pavoroso incêndio ocorrido na madrugada do dia 29 de julho de 1945. Posteriormente foi iniciada a recuperação desse prédio em 01/05/1946 e, nessa época, construído mais um andar. Foi re-inaugurado em 24 de junho de 1948 e passou a chamar-se “Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Infelizmente esse Hospital que, durante muitas décadas, prestou relevantes serviços a toda população de Campos do Jordão e, também, aos turistas que freqüentavam a cidade, por diversos problemas, especialmente financeiros e sem o apoio necessário das diversas autoridades governamentais, fechou definitivamente suas portas no ano de 2005. Lamentavelmente, o prédio está completamente abandonado e destruído.

Ao lado esquerdo da foto, em fase de construção, parte do prédio principal onde foi instalado o Sanatório São Vicente de Paulo, o conhecido Sanatório do Padre Vita que, também prestou relevantes serviços no combate à tuberculose infantil. A partir da década de 1930, no primeiro galpão de madeira construído. Depois, a partir de 29 de junho de 1940 nesse novo e maravilhoso prédio, até a década de 1980. Continua prestando relevantes serviços sociais à população menos favorecida.

No primeiro plano da foto, à direita, o prédio ainda existente onde, na década de 1960 foi estabelecido o Fórum de Campos do Jordão e os Cartórios do Primeiro e Segundo Ofício que, atualmente, pertence às Irmãs de Nossa Senhora do Rosário.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Massanobu Takahashi, o conhecido Matiã.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -