EFCJ e suas Gôndolas


EFCJ  e suas Gôndolas - FS207 - 07

Uma foto histórica da década de 1960 mostrando a famosa e tradicional Gôndola ou Prancha G-3, da Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ que, durante muitas décadas, trabalhou no percurso entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão e vice-versa, transportando diversos tipos de materiais para construção, para atender os construtores de Campos do Jordão e casas especializadas na venda desses materiais. Esses materiais que vinham para Campos do Jordão através dessas Gôndolas, pelos trilhos da nossa querida Ferrovia, eram oriundos de diversas cidades localizadas no Vale do Paraíba e outras localizadas no grande interior do Estado de São Paulo, das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Vinham até Pindamonhangaba, transportados através dos vagões da Estrada de Ferro Central do Brasil e de lá para cá, através dessas gôndolas.

Os materiais transportados por essas gôndolas, desde sacos de cimento, de cal virgem, madeiras de todos os tipos (caibros, ripas, vigas, pranchas e pranchões), tintas, pregos, parafusos, cerâmicas, telhas diversas e até diversos tipos de tijolos, forma utilizados na construção de diversos sanatórios, hotéis e residências de Campos do Jordão e até, do nosso Palácio Boa Vista. Os materiais ficavam armazenados nos armazéns especiais localizados junto às Estações de Vila Abernéssia e Emílio Ribas, em Vila Capivari até que os proprietários fosse retirá-los com o auxílio de carroças, camionetes ou caminhões. Também, muitas dessas gôndolas, carregadas de diversos materiais para construção já eram descarregados, diretamente no depósito da Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, a famosa INCOS da Vila Jaguaribe, uma das maiores distribuidoras desses materiais para as construções de Campos do Jordão, durante várias décadas.

A Ferrovia tinha várias gôndolas para essa finalidade e eram numeradas como G-1, G-2, G-3, G-4 e G-5.

A Gôndola G-3 que aparece na foto, na época, havia sido transformada para transporte alternativo de passageiros, recebendo Bancos, uma cobertura especial e cortinas de lonas nas janelas. Essa Gôndola, também puxando um vagão, uma classinha como era chamada, fazia, regularmente, o transporte de passageiros entre Pindamonhangaba até a Estação do Bairro Piracuama.

Nessa Gôndola G-3, no ano de 1962, num determinado dia do mês de setembro, os alunos do curso Ginasial do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, viajaram de Campos do Jordão até Pindamonhangaba para embarcar em trem da Estrada de Ferro Central do Brasil para uma inesquecível Excursão até à maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro. Essa Excursão foi organizada pelas professoras Cecília de Almeida Leite Murayama, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, Anastácia Leão Brasileiro e Aparecida Di Muzio Miranda, respectivamente, das cadeiras de Inglês, História, Educação Física Feminina e Português.

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

OBS: Foto disponibilizada na Internet pelo site: www.tra.ms

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -