Família Fracalanza


Família Fracalanza - FS213 - 01

Nesta foto da década de 1950, grande parte da importante “Família Fracalanza” uma das pioneiras de Campos do Jordão, desde os anos da década de 1910.

O Patriarca desta Família Fracalanza, foi o Sr. Julio Fracalanza. No início da década de 1920, o Sr. Julio iniciou aqui em Campos do Jordão o cultivo de frutas européias que se adaptavam muito bem ao clima e ao nosso solo, em sua famosa propriedade situada na entrada da então Vila Nova, atual Vila Abernéssia, nas proximidades da Chácara Dom Bosco, dos padres salesianos, bem na frente do nosso saudoso Sanatório Sírio. Nessa propriedade, anteriormente denominada “Chácara Fracalanza”, formou um grande pomar, chegando a ter, aproximadamente, vinte mil árvores variadas, entre elas, macieiras, pessegueiros, pereiras e ameixeiras.

A linda casa por ele construída, ainda existente, está situada no local atualmente denominado Vila Fracalanza, em homenagem à família pioneira. Com praticamente cem anos, embora bastante prejudicada pelo passar do tempo, continua muito bonita, guardando seu imponente estilo, acredito português, que a tornou diferençada em relação às demais existentes na região. Atualmente, parte dessa propriedade, inclusive a casa, pertence aos familiares herdeiros.

Parte dessa propriedade foi loteada e vendida. Nessa área existem muitas casas de pessoas residentes aqui em Campos do Jordão e pessoas que visitam a cidade com maior freqüência.

O saudoso. Sr. JULIO FRACALANZA, foi importante e famoso industrial paulista, filho de Ângelo Fracalanza que, em 1884, iniciou as atividades da Metalúrgica Fracalanza, especializada na produção de artigos de utilidade doméstica, entre eles, talheres, baixelas, bandejas, panelas, etc., especialmente em aço inoxidável e prata. A indústria foi transformada em S/A no ano de 1922, e Julio Fracalanza assumiu sua direção em 01 de maio de 1923.

Na Chácara Fracalanza, em Campos do Jordão, se notabilizou pela sua plantação pioneira de frutas tipicamente européias, produzindo, durante várias décadas, frutas de excelente qualidade e em grande quantidade, especialmente diversos tipos de maçãs, dentre elas: Deliciosa Amarela, “Rome Beauty”, “Calvile Blanche”, “Renette du Canadá”, “King David”, “Rainha das Rainhas”, “Portuguesa” e “Belle-Fleur de Jeune”. Julio Fracalanza valorizou e notabilizou a cidade de Campos do Jordão, tendo sido o pioneiro, na produção dessas espécies frutíferas, não só em Campos do Jordão, como no estado de São Paulo e no Brasil.

Com essa plantação e cultivo das maçãs, a atividade tomou grande impulso em Campos do Jordão, incentivando diversos outros produtores, dentre eles o Sr. Paulo Bockmann que, na realidade, acabou se transformando no maior produtor de toda região, sendo até cognominado como o “Rei das Maçãs”.

Durante boa parte das décadas de 1950 e 1960, Campos do Jordão, graças ao início da cultura da maçã, pelo Sr. Julio Fracalanza, foi palco de seis “Festas Nacionais da Maçã”, iniciadas através do dedicado trabalho desenvolvido pelo saudoso e competente Engenheiro Agrônomo da nossa Casa da Agricultura, Dr. Shizuto José Murayama.

Na foto, acredito de meados da década de 1956, a tradicional Família Fracalanza, reunida em frente ao famoso e maravilhoso Hotel Vila Inglesa, de Campos do Jordão, para esta foto histórica da celebração das “Bodas de Ouro”; 50 anos do casamento, do casal Fracalanza (Sr. Julio Fracalanza, o Patriarca da Família e a Sra.Leopoldina Beccato Fracalanza, a Matriarca da Família), com grande parte da família, dentre filhos, genros, noras, netos e netas.

Na foto, na fileira da frente, da esquerda para a direita: Henrique Fracalanza, Luiz Smith de Vasconcellos, Beatriz Lucia Fracalanza Repsold, Ana Luiza Franco do Amaral Fracalanza, Maria Leopoldina Franco do Amaral Fracalanza, Tereza Marta Smith de Vasconcellos, Cristina Tereza Fracalanza Smith de Vasconcellos, Dante Ricardo Fracalanza, Ronaldo Fracalanza, Marta Teresa Smith de Vasconcellos (Filha de - Luís Affonso Smith de Vasconcellos e de Noêmia Fracalanza Smith de Vasconcellos. Posteriormente a famosa Sra. Marta Tereza Smith de Vasconcellos Suplicy, a conhecida psicóloga, apresentadora de televisão, sexóloga e política brasileira, mais conhecida como Marta Suplicy - Ministra da Cultura de 13/09/2012 até os dias atuais, Senadora por São Paulo de 01/02/2007 a 03/06/2008, Prefeita de São Paulo de 01/01/2001 a 01/01/2005. Foi casada com o economista e político Eduardo Suplicy com quem teve três filhos: João, André e Eduardo, o famoso cantor Supla); Lenise Fracalanza, Norma Fracalanza, Noêmia Smith de Vasconcellos e Irene Fracalanza Grassi.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Álvaro Fracalanza, Adelaide....Fracalanza, Vera Helena Fracalanza, Julio Eugênio Fracalanza, Dina Essucy Fracalanza, Elza Fracalanza, Ana Regina Fracalanza, Leopoldina Beccato Fracalanza, a Matriarca da Família, Julio Fracalanza, o Patriarca da Família, Suany Fracalanza, Luiza Fracalanza, Luiz Smith de Vasconcellos e Quirino Grassi.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Oswaldo Fracalanza, Ligia Fracalanza, Julio Henrique Fracalanza, Fritz Repsold, Nadir Fracalanza, Ivo Fracalanza e Luiza Franco do Amaral Fracalanza.

OBSERVAÇÕES:

1) Posteriormente a esta foto ainda nasceram: Luiz Bruno Fracalanza Grassi e Jaime Fracalanza Grassi.

2) Foto gentilmente cedida pelo amigo Henrique Fracalanza.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -