Casa da Lavoura - 1950


Casa da Lavoura - 1950 - FS217 - 01

Esta é uma foto histórica do início da década de 1950. O prédio que aparece é o famoso Palacete Olivetti, construído pelo seu proprietário Sr. Próspero Olivetti, tendo como construtor o Sr. Carlos Oliveira Rocha, um português natural de Castelo de Paiva, que aportou em Campos do Jordão no ano de 1918. Inaugurado no ano de 1921, foi sede da “Pensão Sanatório Campos do Jordão” e, posteriormente, por várias décadas, sede do Hotel Montanhês, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e sua esposa D. Érika e, por último, durante os anos 2000 e 2004, sede da Prefeitura Municipal.

No final da década de 1930, em uma de suas portas ao nível da calçada, abrigou a Farmácia Olivetti, pertencente ao proprietário do prédio. Posteriormente, nessa mesma porta, esteve estabelecido durante vários anos, o famoso advogado Raul Barbosa Lima. Nas outras portas, durante algum tempo, abrigou a segunda sede da Casa da Lavoura de Campos do Jordão (atualmente, Casa da Agricultura), fundada na década de 1950, pelo Engenheiro Agrônomo Shizuto José Murayama. A Casa da Lavoura, inicialmente, esteve estabelecida em uma das lojas localizadas ao lado do Abernéssia Futebol Clube, em frente ao saudoso Cine Glória, atualmente, Espaço Cultural Dr. Além.

Segundo informações do amigo e colega do tempo ginasial, Paulo Roberto de Almeida Murayama, o conhecido Shizutinho (na época com uns 4 ou 5 anos de idade), na Casa da Lavoura trabalhavam cinco pessoas: o agrônomo - Shizuto José Murayama, a esposa professora Cecília de Almeida Leite Murayama que, naquele tempo, ainda não lecionava, os srs. Álvaro Cavalheiro, Benedito Máximo de Carvalho, o conhecido Dito Fazanello e a funcionária Cidinha, com sobrenome não identificado. Naquela época, idealizada e organizada pelo Dr. Murayama, esposa e funcionários da Casa da Lavoura, no ano de 1953, foi feita a Primeira Festa Nacional da Maçã de Campos do Jordão, que ajudou a colocar o nome da nossa cidade no mapa turístico do Brasil.

O Dr. Murayama, posteriormente, a partir do ano de 1957, assumiu a Fazenda Experimental do Estado, em São Bento do Sapucaí. Pouco tempo depois, essa Fazenda mudou de departamento e de missão, tornando-se o Campo de Produção de Mudas e Sementes. O Dr. Murayama e a esposa D. Cecília ficaram em São Bento até o ano de 1962. Por um curto período, o Dr. Murayama trabalhou no Horto Florestal de Campos do Jordão. A partir do ano de 1964 voltou a chefiar a Fazenda do Estado em São Bento, onde ficou até 1970. Nesse ano, o Dr. Murayama e família foram para Itu, onde dirigiu o Colégio Técnico Agrícola. Nessa época a professora Cecília lecionou no Colégio Estadual Berreta, onde se tornou uma querida professora.

Em 1980, com o falecimento precoce do saudosíssimo Dr. Irineu Gonçalves, Engenheiro Agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Campos do Jordão, o Dr. Murayama reassumiu a Casa da Agricultura, onde se aposentou alguns anos mais tarde.

O Dr. Murayama, com 80 anos de idade, faleceu em 1994, durante o sono na cidade Campinas onde residia. Foi uma pessoa simples e iluminada que deixou muita saudade e um grande orgulho, especialmente para os filhos e netos.

Ambos agrônomos da nossa Casa da Agricultura, Dr. Murayama e Dr. Irineu, faziam diferença na cidade. A Casa da Lavoura era elemento vivo na cidade.

Lembrou o Shizutinho que: sua mãe professora Cecília, recebia da Casa da Lavoura, receitas e orientações para coisas prosaicas, de caráter prático, ensinando plantar ou manter plantas e árvores em casa. Tudo sem burocracia. A Dona Cidinha que trabalhava na Casa da Lavoura era casada com o Sr. Ernani (primo do ator Carlos Zara) que, além da sua amizade com o casal Murayama, o impressionava por um fato inesquecível. Apesar do rosto visivelmente deformado na infância, por mordidas de um cão, amava e não tinha medo de animais!

Na foto, da década de 1950, na porta da Casa da Lavoura de Campos do Jordão, à esquerda o Engenheiro Agrônomo Dr. Shizuto José Murayama e à direita, sua esposa professora Cecília de Almeida Leite Murayama que, também, na década de 1960 foi titular da cadeira de inglês, no saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo e colega Paulo Roberto de Almeida Murayama, o Shizutinho que, também, auxiliou na elaboração do histórico acima.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -