Morro do Elefante - Belvedere


Morro do Elefante - Belvedere - FS217 - 09

Uma bela e histórica foto de meados da década de 1970 mostrando o topo do famoso Morro do Elefante, quase intacto e primitivo, sem as lamentáveis e destruidoras marcas que o descaracterizou e desfigurou totalmente, para sempre, infelizmente. Marcas que alguns, inimigos da cidade com toda certeza, insistem em dizer que faz parte do progresso. Lamentável! Destruição e descaracterização irreversível de nossas belezas naturais, jamais podem fazer parte do que se denomina progresso!

Na foto, no topo do Morro do Elefante, em Vila Capivari, o Restaurante do Belvedere, construído durante a administração do Prefeito Municipal, Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), um dos primeiros projetos do famoso e grande arquiteto José Roberto Damas Cintra.

Nessa época e, ainda durante alguns anos, no topo do morro não existiam as inúmeras construções atuais. Havia somente o Belvedere e uma tradicional cruz, a princípio, de madeira, queimada por ação de vândalos, posteriormente substituída por uma de concreto que, por muitos anos, ornamentou o topo do morro, dando oportunidade para que todos pudessem ajoelhar e agradecer ao Criador por tamanha bondade e generosidade. Todos que subiam o morro e alcançavam essa simples cruz de concreto, ficavam encantados com a maravilhosa visão de 360 graus de Campos do Jordão, especialmente, da Vila Capivari. Na oportunidade desta foto, no topo do Morro do Elefante, ao lado esquerdo do Belvedere, ainda existia a histórica cruz de concreto. Também, estava exposta no topo do Morro do Elefante, a primeira automotriz movida à gasolina que subiu a Serra da Mantiqueira no ano de 1917. Pertencente à Estrada de Ferro Campos do Jordão, tinha motor de 22 HPs. de potência, fabricado pela Mercedes Benz.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -