Cidade x Cidade


Cidade x Cidade - FS221 - 06

Cidade x Cidade

O programa de televisão “Cidade Contra Cidade” foi um marco de audiência e repercussão em todo estado de São Paulo. A televisão ainda era em branco e preto. A idéia desse programa com vários quesitos a serem cumpridos gerava uma disputa sadia entre as cidades, com um ritmo bastante competitivo estabelecia uma verdadeira olimpíada entre as delegações das cidades participantes que vinham de todo território brasileiro. Cada cidade levava ao programa suas melhores atrações locais, exibições folclóricas, curiosidades e relíquias históricas, garantindo para as que participavam recordes de audiência. Era verdadeira glória para as cidades, serem exibidas para todo país, mostrando seus valores. A cidade vencedora ganhava como prêmio uma ambulância zero quilometro que, na época, representava muito paras as administrações desses municípios do interior.

O Programa, criado na década de 1960, primeiramente, era exibido pela TV Tupi – Canal 4. Depois, na década de 1970 pela TVS. A partir da década de 1980 pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. Era apresentado às sextas-feiras no horário das 21h 45, pelo grande animador Silvio Santos. No início da década de 1970, mantinha excelentes índices de audiência. Classificava-se entre os dez programas de maior audiência da televisão na cidade de São Paulo, onde apenas dois eram da TV Tupi: a novela “Nino, o Italianinho” e o Programa “Cidade Contra Cidade”, comandado por Silvio Santos. Os outros mais vistos ficavam entre a TV Record e a TV Globo.

Silvio Santos marcou época com o Programa “Cidade Contra Cidade”. A versão a partir dos anos 80 passou a ser apresentada por Gugu Liberato.

Na noite de 30 de maio de 1969, todos os aparelhos de televisão de Campos do Jordão estavam ligados no Canal 4 - TV Tupi, no programa “Cidade contra Cidade”, de Sílvio Santos, onde os jordanenses, em competição disputadíssima, tentaram vencer a cidade de Aparecida.

No programa, Campos do Jordão apresentou o que de melhor possuía em recursos turísticos, culturais e artísticos, logrando a obtenção de um vitorioso empate com a cidade de Aparecida, que emocionou a população jordanense. Cada cidade recebeu como prêmio uma ambulância. Foi uma noite de glória para o saudoso e dinâmico Joaquim Correa Cintra, na época Diretor do Departamento Municipal de Turismo – DMTUR, da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, que coordenou a apresentação da equipe representativa de Campos do Jordão.

Na montagem das cenas e na confecção das decorações que valorizaram as apresentações de Campos do Jordão, foi valiosa a participação do artista plástico Paulo Persifal que residia na cidade naquela época.

Na foto, o momento em que o nosso coordenador e apresentador Joaquim Corrêa Cintra falava ao microfone, ao lado do grande professor Expedito Camargo Freire, o pintor da paisagem de Campos do Jordão. Os integrantes da equipe de Campos do Jordão - Gisela Maria Ghiringhelli e Alcides Alves dos Santos mostravam ao apresentador Silvio Santos, o quadro da autoria do Mestre Camargo Freire, com o título de “Hotel Bologna”.

Edmundo Ferreira da Rocha

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -