E.F.C.J - Eletrificação


E.F.C.J - Eletrificação - FS221 - 07

A Eletrificação da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

A Ferrovia, inaugurada em 15 de novembro de 1914, foi idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, visando o transporte mais confortável para os doentes acometidos de doenças respiratórias, especialmente a tuberculose, até a então Vila de Campos do Jordão, na esperança da cura através do clima, do repouso necessário e da alimentação regrada.

Visando a modernização e melhor utilização da Ferrovia, havia necessidade da sua eletrificação, possibilitando a utilização de Bondes maiores e mais modernos, movidos à eletricidade, para atender confortavelmente ao transporte de passageiros e maiores quantidades de cargas diversas. Esses serviços foram levados a efeito pelo Eng° Mascarenhas Neves. Através da lei 1940, de 21 de dezembro de 1922, foi autorizada a eletrificação da E. F. Campos do Jordão. A eletrificação foi executada pela The English Eletric Company.

A inauguração da eletrificação da Estrada de Ferro Campos do Jordão ocorreu no dia 21 de dezembro de 1924. Na foto desse dia especial: de chapéu nas mãos, o Dr. Carlos de Campos, de chapéu nas mãos, ilustre presidente do Estado de São Paulo, como era denominado na época, ex-deputado federal e jornalista do Jornal “Correio Paulistano”; à sua esquerda o senador Dr. Roberto Simonsen, grande proprietário e admirador da Estância; à direita, de vestido escuro, a Sra. Raquel Simonsen; também, grande número de pessoas, autoridades civis e militares de São Bento do Sapucaí a cuja Comarca pertencia a Vila de Campos do Jordão e representantes da imprensa. Dentre essas pessoas, o Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, Secretário da Agricultura, Comércio e Obras Públicas; o Dr. José Mascarenhas Neves, Engenheiro Chefe da Ferrovia; o Dr. José Lobo, Secretário do Interior; o Dr. Mário Tavares, Secretário da Fazenda; o Dr. Baptista Pereira, Presidente do Tribunal de Justiça; Dr. Dino Bueno, Presidente do Senado; o Gal. Florindo Ramos, Deputado do Distrito; o Dr. Teófilo de Souza, diretor de Viação da Secretaria da Agricultura; o Dr. Luiz Marinho de Azevedo, autor do projeto de eletrificação e engenheiro fiscal de obra; O Sr. Thomas K. Willianson, representante da “The English Electric Co. Ltda.”.

Na foto, de bigodes brancos, o alegre e bem disposto Sr. Thadeu Rangel Pestana que veio para Campos do Jordão no ano de 1922, em busca da recuperação da saúde. Na oportunidade, fez a saudação ao presidente Dr. Carlos de Campos.

O presidente, depois de entregar pronto o serviço, dirigiu-se até a residência do Senador Roberto Simonsen, para um almoço especial, transportado em engalanado carro de bois, única condução da época, acompanhado de muitas pessoas fazendo batucada, com instrumentos de taquara e bambu. Na seqüência, seguiu para a inauguração da Fonte Simão, em Vila Capivari.

A partir da eletrificação foram os primeiros motorneiros: Antonio Lopes Pereira e José Luiz Alvarenga.

Edmundo Ferreira da Rocha

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -