Mirante Boa Vista
O saudoso Mirante estava localizado no Alto da Boa Vista, próximo ao Palácio Boa Vista. Pela estrada, passando o Palácio, no sentido do atual Auditório “Cláudio Santoro”, na Praça Dona Maria Maluf, tomava-se à direita e, depois, próximo da casa do saudoso Dr. Atílio Zelante Flosi, hoje pertencente à Sra. Lia Maria Aguiar, a segunda à esquerda, novamente à esquerda, no local da atual residência do Sr. Kim Wang, aproximadamente uns duzentos metros, lá estava localizado o majestoso Mirante.
Era uma obra arquitetônica bastante simples, até rudimentar, construída na década de 1950. Permaneceu prestando relevantes serviços aos jordanenses e, principalmente, aos turistas que visitavam Campos do Jordão, até a década de 1970. Sua estrutura era totalmente de madeira de eucalipto tratado. A escadaria, o assoalho, a armação do telhado e suas partes externas eram de madeira, tábuas, vigas, ripamento etc. Sua cobertura, de telhas do tipo Eternit ou Brasilit. Nas quatro faces, grandes janelas fixas de vidro. Possuía instalado eficiente sistema de para-raios, proporcionando caminho livre e fácil para as descargas atmosféricas, evitando perigo e danos.
Do alto do Mirante, maravilhosa e inesquecível visão de 360 graus das lindas paisagens de Campos do Jordão, especialmente no horizonte; bem à sua frente, a linda e exuberante Pedra do Baú. Era famoso e grande ponto de encontro de jovens, de pessoas de várias idades que se aventuravam nas grandes caminhadas pelas trilhas ecológicas da região, visando atingir a famosa Pedra do Baú, no município de São Bento do Sapucaí.
Era o local preferido para encontro de casais enamorados que, admirando a bela paisagem, trocavam juras de amor, ali passando momentos inesquecíveis de grande paixão.
Edmundo Ferreira da Rocha
|