Foto inédita da Vila Abernéssia


Foto inédita da Vila Abernéssia - FS18 13

Foto inédita e histórica, mostrando parte da Vila Abernéssia pouco fotografada no passado.

A foto da década de 1930, mostra em sua parte inferior, a avenida de ligação no trecho compreendido entre a atual Obra Social ASSISO, das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, até a esquina onde hoje estão sediados, a Agência da Caixa Econômica Federal e o Supermercado Paratodos. Onde hoje está sediada a Obra Social ASSISO, na época, bem ao lado direito da foto, a casa construída e pertencente a Joaquim Ferreira da Rocha, a primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia, construída no ano de 1914. Um pouco acima, algumas poucas vegetações, inclusive os famosos eucaliptos que, infelizmente, na foto, encobrem a famosa e antiga Pensão “Sans Souci”, construída pelo Dr. José de Magalhães (o próprio da tragédia em que foi morto pelo Sr. João Rodrigues da Silva, o João Maquinista, por desavenças e desentendimentos ligados a questões de divisas de suas terras) localizada nas terras onde posteriormente foi implantada a atual Vila Fracalanza.

Mais ao centro da foto, a casa que pertenceu à tradicional e importante Família Pasquarelli (Sr. Fabiano Pasquarelli e Dona Domenica Fiorentini Pasquarelli, mais conhecida como Dona Domingas Pasquarelli).

Na esquina onde hoje está sediado o Supermercado Paratodos, é visível o início da construção do Posto Fracalanza, de venda de combustíveis, da bandeira “Atlantic”, pertencente ao saudoso Sr. Horácio Padovan.

Partindo da esquina da Avenida de Ligação a famosa e tradicional Rua do Sapo, posteriormente denominada Rua João Rodrigues da Silva, em homenagem ao famoso e histórico João Maquinista, como era mais conhecido, de muitas histórias interessantes do início de Campos do Jordão. Ao longo dessa rua, muitas casas permanecem até hoje, dentre elas, já bem velha e deteriorida pelo tempo, a casa de número 137 onde, durante 23 anos, esteve sediada a Igreja Batista de Campos do Jordão. Um pouco mais à esquerda, algumas casas que pertencem à atual Vila Ferraz.

Bem à esquerda da foto o primeiro prédio da Santa Casa de Campos do Jordão, parcialmente destruído por pavoroso incêndio ocorrido na madrugada do dia 29 de julho de 1945.

Ao fundo, bem ao centro, a antiga e famosa “Favela”. Ao lado, o morro onde hoje está sediado o Loteamento Floriano Rodrigues Pinheiro, anteriormente Vila São Paulo. À direita, o local posteriormente denominado Buraco da Onça.

OBS: Foto gentilmente c edida pelo amigo Cláudio Lazslo

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -