Tênis Clube - 1960


Tênis Clube - 1960 - FS222 - 09

Esta é uma foto histórica da década de 1960, mostrando uma cena de um dos Carnavais realizados nos salões do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo. Com certeza essa foto é de um dos tradicionais “Bal Masque de Tête”, ou seja, Baile das Cabeças Mascaradas.

Nessa época, o Tênis Clube estava sob a presidência do valoroso, dedicado e dinâmico presidente Plínio Freire de Sá Campello, de saudosa memória. Os carnavais em Campos do Jordão eram bastante organizados. Para evitar que um determinado salão ficasse desanimado devido ao grande número de locais existentes para abrigar os foliões, muitos clubes faziam um acordo de cavalheiros, realizavam bailes de carnaval em dias alternados. Esse acordo tornou-se tradicional entre o Grande Hotel e o Tênis Clube, locais que abrigavam a maioria dos turistas que vinham visitar nossa cidade, nesses dias. O Tênis Clube fazia seus bailes de carnaval aos sábados e segundas-feiras, enquanto o Grande Hotel ficava com os domingos e terças-feiras. No Tênis Clube, já na sexta-feira, começava o carnaval com o tradicional “Bal Masque de Tête”, ou seja, Baile das Cabeças Mascaradas, uma das criações magistrais do saudoso e inesquecível Campello, o “Prefeito da Noite Jordanense”, presidente do Clube por quase três décadas.

Na foto, no primeiro plano, sentado e de óculos, o saudoso João Leão Pedro Donato, (irmão de Orestes Mário Donato), foi grande professor em diversos e importantes cursos da capital paulista, especializados em desenho, técnicas de pintura, tinta nanquim, aquarela, guache e estilo. Também autor de diversas propagandas e desenhos animados para a televisão, autor de inúmeros desenhos para ilustração de várias publicações das Edições Melhoramentos e especialmente da famosa Coleção “Conhecer”.

Em pé, à esquerda o saudoso Monsieur Lebrun - Emile Xavier Raymond Lebrun. Não dá para notar muito bem, porém, lembro-me desse dia. Monsieur Lebrun, devidamente caracterizado pelo amigo Persifal, tinha em sua cabeça dois chifrinhos para caracterizar um Fauno (Divindade campestre caprípede, cornuda e cabeluda).

Emile Xavier Raymond Lebrun, mais conhecido em Campos do Jordão, como Monsieur Lebrun, nascido na Bélgica, porém residindo por boa parte da sua vida na França, veio para o Brasil para reencontrar o filho Guy Boris Lebrun, logo depois do falecimento de sua esposa Georgette Pasquier. Primeiramente Monsieur Lebrun residiu na Capital São Paulo. Logo que ficou sabendo da existência de uma cidadezinha localizada em região montanhosa, com clima semelhante ao europeu, não demorou e não teve dúvidas, subiu rumo às montanhas dos Campos do Jordão e nunca mais saiu. Permaneceu na cidade até os últimos dias da sua vida. Em Campos do Jordão, primeiramente, foi proprietário do Hotel Everest, situado em Vila Capivari, nas proximidades do conhecido Pensionato São José, no mesmo prédio onde anteriormente esteve estabelecida a famosa Pensão Glória e, posteriormente, o Hotel Helvetia.

Depois que vendeu o Hotel, Monsieur Lebrun passou a residir em uma das casinhas pertencentes ao Campos do Jordão Tênis Clube, localizada na área próxima às quadras de tênis. Com grande habilidade, especialmente com a famosa serrinha tico-tico e os pincéis, passou a trabalhar com a confecção de placas e logotipos comerciais, tendo feito muito sucesso na época.

Em várias oportunidades, Monsieur Lebrun nos brindou no Tênis Clube, com pequenos recitais de músicas clássicas, tocadas com grande habilidade em seu violoncelo, que ele, carinhosamente denominava rabecão.

Segundo o próprio Monsieur Lebrun, durante vários anos, participou como músico e membro da Orquestra Filarmônica da Bélgica.

Ao centro a linda Maria Lúcia Felix Donato, mais conhecida como Malú Donato, da famosa loja de decorações de Campos do Jordão, “Malú Decorações”; à direita o artista plástico e grande amigo Paulo Persifal que, durante algum tempo, residiu em Campos do Jordão, prestando relevantes serviços na organização de desfiles do concurso Miss Campos do Jordão. Também, muito auxiliou na preparação de diversas equipes que participaram do programa de auditório de competição Cidade x Cidade, apresentado como quadro do Programa Silvio Santos.

OBS: Esta foto é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. Esta foto foi extraída de um “slide”, gentilmente disponibilizado pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -