Família Pinheiro


Família Pinheiro - FS223 - 04

Uma foto histórica do famoso, tradicional e saudoso Posto Texaco de combustíveis, situado na Av. Dr. Januário Miráglia, atual trecho da Av. Frei Orestes Girardi. Esse Posto, inicialmente, foi de propriedade da INCOS - Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, distribuidora de materiais para construções. Posteriormente, assumiu a propriedade desse Posto, o Sr. Durval Marques Rosa e, em seguida, Esther Rocha Pinheiro e o irmão Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval.

Esse Posto Texaco ficava entre a Loja da Incos de Vila Abernéssia e o tradicional Pensionato Maria Auxiliadora. Durante mais de quarenta anos trabalhou com a bandeira da Texaco. O Posto ainda existe e, há três anos, está com novos proprietários e com a Bandeira Ipiranga.

Na foto, da década de 1990, no espaço anterior ao Escritório do Posto, em frente à famosa mesa de trabalho, à esquerda, o alegre, gentil e amigo de todos seus clientes, o saudoso primo Juvenal Rocha Pinheiro, mais conhecido por todos por Daval, irmão da Esther Rocha Pinheiro. Durante quase cinco décadas, os dois irmãos inseparáveis, estiveram à frente desse estabelecimento comercial, que prestou relevantes serviços à população de Campos do Jordão. Os dois fazem parte da prole de oito filhos do saudoso casal Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro. Ao centro, nossa querida e linda prima, conhecida carinhosamente por alguns como Mariazinha e por outros como Ziza Clozel e o saudoso marido, o advogado Darcy Rodrigues Pinheiro. A Ziza é filha da minha saudosa tia Deolinda Ferreira da Rocha, a tia Linda, depois Rocha Poli e Rocha Clozel. O Darcy Pinheiro como era mais conhecido, era filho do saudoso casal João Rodrigues Pinheiro e D. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como D.Marussa.

O Sr. João Rodrigues Pinheiro, natural de Castelo de Paiva, Portugal, aqui chegou por volta do final da década de 1910, com seu irmão, Floriano Rodrigues Pinheiro, outro grande e dedicado pioneiro e, prestaram, juntamente com muitos outros, grandes e relevantes serviços na formação da nossa cidade. Ambos, inicialmente, prestaram serviços especializados de cantaria (assentamento de pedras), durante a construção da ponte da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sobre o Rio Paraíba. Com a família ficou residindo em Campos do Jordão por toda sua vida. Foi casado com D. Marussa e tiveram seis filhos: Rubens, Darcy, Regina, Aparecida, Ayda e o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o seu Zito Pinheiro, proprietário da tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, conhecida como a Livraria e Papelaria dos Estudantes, atualmente Livraria e Papelaria OYA.

O Sr. João Pinheiro como era conhecido, foi importante comerciante dos primórdios de Campos do Jordão. Dentre outras atividades aqui desenvolvidas, foi proprietário do “Especial Café Pinheiro”, que torrava, moia e empacotava excelente café, muito apreciado por todos consumidores, distribuído e vendido em toda cidade. Foi também, durante algumas décadas, proprietário da famosa e conceituada “Padaria e Confeitaria Pinheiro”, estabelecida na antiga Avenida de Ligação, atual Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia, na tradicional esquina, onde hoje está sediada a famosa e conhecida “Casas Pernambucanas”. Tanto a torrefação de Café, como a Padaria Pinheiro, estavam estabelecidas no mesmo prédio. Essa padaria, posteriormente, também por muitos anos, pertenceu aos Irmãos Biagioni.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo primo e médico Amaury Pinheiro, filho do casal Darcy Rodrigues Pinheiro e Mariazinha ou Ziza.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -