Esta é uma foto meramente comparativa. Na parte superior uma foto da década de 1950 e na inferior uma foto do ano de 2013. Vejam a diferença do Vale existente em frente à Pedra do Baú.
Na primeira foto, da década de 1950, como descrito na foto anterior, o Vale do Baú como era chamado, parecia uma grande colcha de retalhos. Era todo recortado pelas diversas culturas mantidas pelos diversos agricultores que moravam na região. Existiam, nessa época, muitas plantações de diversos tipos de verduras e legumes. Parte dessa grande produção era vendida no comércio de Campos do Jordão e a maior parte, enviada para os grandes centros consumidores do Vale do Paraíba e São Paulo. Na época era muito expressiva a produção de batata, cenoura, milho, abóbora, feijão, mandioca e hortaliças diversas, como repolho, alface, chicória, ervilha, couve e outras mais. Também existiam algumas culturas de frutas diversas, próprias para a região.
Na segunda foto, do ano de 2013, a quase completa ausência das culturas agrícolas que existiam na década de 1950. Apenas poucas áreas onde parece existir algum tipo de cultura. Emoldurando o Vale e a Pedra do Baú em quase sua totalidade, somente a extensa vegetação natural que acabou tomando conta da paisagem.
|