Encontro de amigos - 1960


Encontro de amigos - 1960 - FS230 - 10

Uma foto histórica da década de 1960 mostrando momento de um churrasco de confraternização de amigos, durante um descanso das caçadas permitidas e realizadas nas épocas autorizadas.

Na foto, da esquerda para a direita: Sentado no chão não identificado; sentados em cadeiras - Sr. Giácomo Bérsiga, Giovani Zofolli e o irmão Michele Zofolli, Augusto Pagliacci, Michelli Foschi e atrás, em pé, Plínio Vasconcellos de Oliveira.

Giácomo Bérssiga - era um senhor italiano que residiu vários anos aqui em Campos do Jordão. Era muito educado e gentil. Um bom papo. Andava quase sempre com um lenço de seda enrolado no pescoço. Foi um dos primeiros proprietários e mantenedores de lindos cavalos de aluguel na Vila Capivari. Morava ali pertinho da atual estação do Teleférico, no local onde está o Hotel Barcelos.

Giovani Zoffoli e Michelli Zofolli - Filhos do saudoso casal Sr. Roberto Zofolli e D. Tina Pagliacci Zoffoli. Durante alguns anos trabalharam de garçom no Hotel Bologna, de propriedade dos tios Sr. Augusto Paggliacci e D. Alba Taioli Pagliacci. Giovani e sua esposa Sra. Ana, em meados da década de 1950, foram os pioneiros da indústria de malhas em Campos do Jordão, com a famosa “La Bottega Italiana”, depois Malharia Italiana.

Augusto Pagliacci - Italiano de nascimento, veio para cá na década de 1950. Trabalhou no Hotel Refúgio Alpino, do saudoso casal Sr. Mário Dal Pino e D. Nenê Dal Pino. Posteriormente montou nas proximidades do atual “Market Plaza”, num sobrado pertencente ao Sr. Orivaldo Lima Cardoso, o pequeno Hotel Bologna. Posteriormente comprou na mesma Av. Macedo Soares um sobrado e ampliando as instalações montou o Hotel Bologna que existe até os dias atuais. Depois que vendeu o Hotel Bologna para o saudoso Sr. Luiz Afonso, mudou-se para a cidade de Ubatuba e lá montou, com a esposa D. Alba, o Hotel Mediterrâneo.

Michelli Foschi - Italiano de nascimento, veio para cá no final da década de 1950, início da década de 1960. Ele e o sócio Mário Cavandoli, durante algum tempo, estiveram estabelecidos no centrinho da Vila Capivari com a famosa Confeitaria Italiana - CONFIT, no mesmo local onde, anteriormente estiveram estabelecidos: o tradicional restaurante “Ao Franciscano”; o “Bar e Restaurante Três Irmãos”, de propriedade dos irmãos Abitante (Luiz, Sérgio e Orlando) e, por último, o tradicional “Restaurante Nevada”, introduzido pelas mãos competentes do saudoso lusitano de boa estirpe, Sr. José Manuel Gonçalves, também carinhosamente conhecido como Zé do Nevada. O Nevada, como ficou conhecido, permanece até hoje, porém mais sofisticado que outrora.

Plínio Vasconcellos de Oliveira - Filho do saudoso Sr. Benedito Vasconcellos de Oliveira, foi um grande e habilidoso açougueiro, gentil e simpático para com todos seus fregueses que, durante vários anos, esteve estabelecido e fez muito sucesso no centrinho da Vila Capivari e depois, na descida que vai para o Tênis Clube. Na realidade, praticamente toda família sempre trabalhou no mesmo ramo, desde seu pai e os irmãos Aércio Luiz de Oliveira e Benedito Vasconcellos de Oliveira Filho. Esses dois irmãos começaram trabalhando no açougue do irmão Plínio. Depois, cada um montou seu açougue particular..

OBS: Foto de autoria desconhecida.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -