Mercearia Caruso - década 1940


Mercearia Caruso - década 1940 - FS235 - 06

Na década de 1940 o Sr. Luiz Caruso montou no centro de Vila Capivari um comércio inédito para a época. Montou a tradicional “Mercearia Caruso”, conhecida por muitos jordanenses e, especialmente, pelas pessoas que mantinham suas casas em Campos do Jordão, para poderem vir usufruir do clima, da paisagem e da tranqüilidade, com suas respectivas famílias, principalmente durante finais de semana prolongados e períodos de férias escolares. Essa Mercearia mantinha um grande e fino estoque de produtos nacionais e estrangeiros de primeira qualidade. Ela estava estabelecida numa das lojas do prédio pertencente ao saudoso Sr. João Canossa. Ficava ao lado do tradicional restaurante “Ao Franciscano”, posteriormente, “Bar e Restaurante Três Irmãos”, de propriedade dos irmãos Abitante (Luiz, Sérgio e Orlando) e, por último, o tradicional “Restaurante Nevada”, do saudoso lusitano de boa estirpe, Sr. José Manuel Gonçalves, carinhosamente conhecido como Zé do Nevada. O Nevada, como ficou conhecido, permanece até hoje, porém mais sofisticado que outrora.

No início da década de 1950 essa Mercearia Caruso passou a ser de propriedade do Sr. Julio Turra e do grande e saudoso amigo, espanhol de nascimento, Delmiro Cerviño Fraguas.

No final da década de 1950 ou começo da década de 1960 ela foi vendida aos saudosos italianos Michelli Foschi e Mário Cavandolli que ficaram ali estabelecidos com a Mercearia Caruso, por pouco tempo. Comprando o ponto comercial ao lado, onde estava estabelecido o “Bar e Restaurante Três Irmãos”, de propriedade dos irmãos Abitante (Luiz, Sérgio e Orlando), montaram nesse local a tradicional e famosa Confeitaria Italiana - CONFIT. Venderam, então, no ano de 1961, a Mercearia Caruso, para o Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido Seu Seabra, anteriormente, por várias décadas, proprietário do tradicional e saudoso Empório São Paulo. Quando foram encerradas as atividades do Empório São Paulo, no mesmo local, foi instalada a Loja de Decorações “Henry Matarasso”. Posteriormente, essa loja de decorações passou para as mãos da competente Maria Lucia Felix Donato que, mudando o nome da loja para “Malú Decorações”, permanece atuante até os dias atuais.

O Sr. Seabra, mantendo o nome da Mercearia Caruso, permaneceu com o comércio de gêneros alimentícios, bebidas, etc. até início da década de 1970. Como registro histórico é importante dizer que, desde os tempos do Empório São Paulo e até na Mercearia Caruso, trabalharam com o Sr. Seabra os saudosos: Zé Café, seu irmão Benedito, o Nego, e o Zé Soares, mais conhecido como “Zé Caruso”, devido ao fato de ter trabalhado, anteriormente, durante longos anos na Mercearia Caruso. Por coincidência, o Zé “Caruso” voltou a trabalhar nessa mercearia a partir de 1961, quando ela passou a ser propriedade do seu Seabra, depois encerrou as atividades do Empório São Paulo.

A partir do ano de 1971, o seu Seabra mudou radicalmente suas atividades, deixando de trabalhar com gêneros alimentícios, bebidas etc.. Em 1972 idealizou e montou ao lado da Mercearia Caruso, a “Predial J. P. Seabra - Imóveis”, passando a trabalhar com a venda de imóveis em geral e, principalmente, com a administração de imóveis em geral, casas e condomínios residenciais, de propriedade de muitos turistas que já haviam se tornado seus grandes amigos de muitas décadas, durante todos anos anteriores, quando os atendia nos estabelecimentos comerciais mencionados. A “Predial J. P. Seabra - Imóveis” teve imediato e grande sucesso; durante muitos anos prestou relevantes serviços na área de administração de imóveis, para sossego e tranqüilidade de todos que utilizavam seus serviços. Lamentavelmente, de acordo com a ordem natural da vida, no dia 23 de julho de 1989, o Grande Criador, resolveu chamar o seu Seabra, logo após completar 80 anos de idade, para administrar novas propriedades e outros condomínios, em outras paragens desse nosso imenso Universo, sem dúvida, contando com sua tradicional e costumeira cortesia, idoneidade, educação e gentileza.

Na foto, da época em que a Mercearia Caruso pertencia a Julio Turra e Delmiro Cerviño Fraguas, à direita, o próprio e saudoso - Delmiro Cerviño Fraguas.

OBS: Esta foto da autoria do amigo e grande fotógrafo Orestes Mário Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -