J.P.Seabra - Imóveis - 1970


J.P.Seabra - Imóveis - 1970 - FS235 - 10

Como histórico é importante registrar: A tradicional “Mercearia Caruso”, foi estabelecida numa das lojas do prédio pertencente ao saudoso Sr. João Canossa. Ficava ao lado do tradicional restaurante “Ao Franciscano”, posteriormente, “Bar e Restaurante Três Irmãos”, de propriedade dos irmãos Abitante (Luiz, Sérgio e Orlando) e, por último, o tradicional “Restaurante Nevada”, do saudoso lusitano de boa estirpe, Sr. José Manuel Gonçalves, carinhosamente conhecido como Zé do Nevada. Ficou conhecida por muitos jordanenses e, especialmente, pelas pessoas que mantinham suas casas em Campos do Jordão, para poderem vir usufruir do clima, da paisagem e da tranqüilidade, com suas respectivas famílias, principalmente durante finais de semana prolongados e períodos de férias escolares. Essa Mercearia mantinha um grande e fino estoque de produtos nacionais e estrangeiros de primeira qualidade.

No ano de 1961, a Mercearia Caruso, foi adquirida pelo Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido Seu Seabra, anteriormente, por várias décadas, proprietário do tradicional e saudoso Empório São Paulo. Quando foram encerradas as atividades do Empório São Paulo, no mesmo local, foi instalada a Loja de Decorações “Henry Matarasso”. Posteriormente, essa loja de decorações passou para as mãos da competente Maria Lucia Felix Donato que, mudando o nome da loja para “Malú Decorações”, permanece atuante até os dias atuais.

O Sr. Seabra, mantendo o nome da Mercearia Caruso, permaneceu com o comércio de gêneros alimentícios, bebidas, etc. até início da década de 1970. Como registro histórico é importante dizer que, desde os tempos do Empório São Paulo e até na Mercearia Caruso, trabalharam com o Sr. Seabra os saudosos: Zé Café, seu irmão Benedito, o Nego, e o Zé Soares, mais conhecido como “Zé Caruso”, devido ao fato de ter trabalhado, anteriormente, durante longos anos na Mercearia Caruso. Por coincidência, o Zé “Caruso” voltou a trabalhar nessa mercearia a partir de 1961, quando ela passou a ser propriedade do seu Seabra, depois encerrou as atividades do Empório São Paulo.

A partir do ano de 1971, o seu Seabra mudou radicalmente suas atividades, deixando de trabalhar com gêneros alimentícios, bebidas etc. Em 1972 idealizou e montou ao lado da Mercearia Caruso, a “Administradora J. P. Seabra”, passando a trabalhar com a venda de imóveis em geral e, principalmente, com a administração de imóveis em geral, casas e condomínios residenciais, de propriedade de muitos turistas que já haviam se tornado seus grandes amigos de muitas décadas, durante todos anos anteriores, quando os atendia nos estabelecimentos comerciais mencionados. A “Predial J. P. Seabra - Imóveis” teve imediato e grande sucesso; durante muitos anos prestou relevantes serviços na área de administração de imóveis, para sossego e tranqüilidade de todos que utilizavam seus serviços. Lamentavelmente, de acordo com a ordem natural da vida, no dia 23 de julho de 1989, o Grande Criador, resolveu chamar o seu Seabra, logo após completar 80 anos de idade, para administrar novas propriedades e outros condomínios, em outras paragens desse nosso imenso Universo, sem dúvida, contando com sua tradicional e costumeira cortesia, idoneidade, educação e gentileza.

A foto é da época em que o Sr. Joaquim Pinto Seabra montou a “Predial J. P. Seabra - Imóveis”,nas lojas de número 167 da Av. Macedo Soares, em Vila Capivari. Ao lado, a placa identificação da entrada que dava acesso, no piso superior, do Escritório da C.I.F. - “Companhia Imobiliária Financeira”, responsável pela venda de lotes, chácaras e áreas de terra do Parque do Ferradura, em Campos do Jordão. Nessa época, a responsável por esse escritório da “C.I.F.” era a nossa querida Dona Hilda Degli Esposti que depois foi trabalhar na Cadij Imóveis, como o saudoso amigo Walter Nicolau e lá ficou por mais de quarenta anos. Depois de muitos anos de trabalho, felizmente a querida D. Hilda está aproveitando a sua aposentadoria.

OBS: Esta foto da autoria do amigo e grande fotógrafo Orestes Mário Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -