Bruno´s Bar


Bruno´s Bar - FS237 - 03

Esta é uma foto histórica mostrando o, tradicional e saudoso “Bruno´s Bar”, o Bar do Bruno. Era um aconchegante bar noturno, quase uma boate, com uma pequena pista de dança. Além de bebidas diversas, os clientes tinham à disposição um bem montado serviço de lanchonete, inclusive, servindo o delicioso e procurado frango a passarinho e diversas especialidades da culinária italiana. Estava situado na Rua Djalma Forjaz, em Vila Capivari e estabelecido em uma das portas comerciais do prédio pertencente ao saudoso Sr. Manoel Francisco Villar. Esse bar foi idealizado e iniciado pelo bom amigo italiano Bruno Taioli, irmão da D. Alba Taioli Pagliacci, esposa do saudoso Sr. Augusto Pagliacci, proprietários do Hotel Bologna. O Bruno, a Eda e D.Alba eram filhos do saudoso, simpático e gentil Pio Taioli.

Ao lado direito do Bruno´s Bar estava estabelecida a “Casa Villar”, um grande armazém de secos e molhados muito bem montado, dirigido pelo Sr. Manoel Francisco Villar e pelo seu filho José, o conhecido Zé Villar. Eles atendiam com presteza, gentileza e honestidade os jordanenses da Vila Capivari e a vasta e seleta freguesia de turistas que mantinham residências de férias no referido bairro e adjacências. Ao lado esquerdo havia a “Sapataria Expressa”, especializada em conserto de calçados diversos e ao lado a tradicional e famosa “Padaria Emílio Ribas”, de propriedade do bom, tranqüilo e generoso japonês Sr. Yoshio Otaki, “seu Luiz”. Essa padaria era um grande ponto de encontro de muitas pessoas que gostavam da noite, especialmente os boêmios que também freqüentavam o “Bruno´s Bar”, o Tênis Clube e outros locais, nas madrugadas, especialmente durante o inverno rigoroso da cidade. Era costume nas madrugadas, procurar a porta dos fundos da padaria, que dava acesso à área da masseira e confecção de pães e do forno onde eram assados. Ali, além de se aquecerem ao calor do forno à lenha, aproveitavam para comprar e degustar os pãezinhos quentes e crocantes saídos diretamente do forno.

O “Bruno´s Bar”, posteriormente, foi vendido para o grande e saudoso amigo Martini Pelizzola, irmão do Giuseppe Pelizzola, o conhecido Zé Italiano. O Bruno mudou-se para São Paulo com a família e abriu na Av.General Olímpio da Silveira, nas proximidades da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a “Pizzaria Bologna”. Alguns anos mais tarde o Martini fechou o “Bruno´s Bar”, mudou-se com a família para a cidade de São José dos Campos onde se estabeleceram com o ramo de restaurante.

No local onde estiveram estabelecidos esses comércios, atualmente está instalado o moderno, luxuoso e bonito Shopping “Pátio Paris”, com diversas lojas, restaurantes e lanchonetes.

OBS: Esta foto da autoria do amigo e grande fotógrafo Orestes Mário Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -