Oliveiras da Santa Casa?


Oliveiras da Santa Casa? - FS237 - 10

Campos do Jordão já foi famoso e respeitado produtor de oliveiras, azeitonas e óleo de oliva puríssimo; inclusive, analisado e testado pelo Instituto ADOLFO LUTZ, de São Paulo, comprovando a excelência do produto, com qualidade equiparada aos melhores azeites de oliva do mundo.

Tudo começou no início da década de 1950 e prolongou-se até meados da década de 1960, quando, infelizmente, tudo acabou. A idéia do cultivo das oliveiras e produção do azeite de oliva em Campos do Jordão, talvez mais por saudosismo e amor às tradições da sua saudosa Portugal, foi do Sr. Antonio de Oliveira Pires. Nascido na cidade de Leiria, pertencente ao distrito de mesmo nome, constituído de 16 municípios, localizado no interior da costa portuguesa, é constituída de grande variedade de sítios interessantes, diversos cenários, monumentos e muitas tradições. Foi um grande e próspero centro econômico medieval, graças ao comércio de cereais e produtos alimentares, entre eles o trigo, o azeite de oliva, o vinho e as frutas.

O Sr. Antonio de Oliveira Pires veio para Campos do Jordão no ano de 1936, como muitos outros, à procura da cura para a tuberculose, mal daquele século XX. Como tantos outros, beneficiado pelo clima de ar puro e invejável dessas terras da serra da Mantiqueira, em pouco tempo ficou curado. Também aqui ficou radicado, participando benéfica e ativamente do progresso da cidade, e elevando eficazmente o nome deste valoroso rincão paulista, deixou eternamente seu nome ligado à história e à cultura de Campos do Jordão.

Nessa época, também, muitas outras pessoas iniciaram outros cultivos de oliveiras, dentre essas, o Conde Francisco Matarazzo, o Sr. Julio Fracalanza, o Sr. Paulo Bockmann. Era comum vermos plantadas no quintal de várias pequena propriedades, um exemplar de oliveira.

Vários Sanatórios de Campos do Jordão plantaram diversos exemplares de oliveiras em suas propriedades, dentre eles o Sanatório S/3, São Paulo, Nossa Senhora das Mercês, Divina Providência, Santa Cruz e até na Santa Casa de Campos do Jordão “Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Na Santa Casa de Campos do Jordão as oliveiras foram plantadas, sob a orientação o comando do saudoso Sr. Condelac Chaves de Andrade, um dos primeiros historiadores de Campos do Jordão que, durante muitos anos, foi o admirável, digno e correto Provedor da Santa Casa.

Na foto da década de 1950: O Sr. Floriano Rodrigues Pinheiro, um dos maiores construtores de Campos do Jordão, também, um dos Diretores da Santa Casa de Campos do Jordão e o Provedor da Santa Casa, Sr. Condelac Chaves de Andrade, admiram uma das oliveiras plantadas em frente ao prédio do “Hospital Dr. Adhemar de Barros, carregada de azeitonas.

OBS: Esta foto da autoria do amigo e grande fotógrafo Orestes Mário Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -