Pessoas que deixaram saudade


Pessoas que deixaram saudade - FS19 13

Foto também histórica mostrando duas pessoas importantes e que muito contribuíram para a formação dos alicerces sólidos e históricos da Cidade de Campos do Jordão, Floriano Rodrigues Pinheiro e Ênio Pinotti.

Floriano Pinheiro foi um dos pioneiros de Campos do Jordão, vindo para cá juntamente com a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no ano de 1914, aqui se radicando, constituindo números e laboriosa família, dedicando-se ao ramo da construção civil, sendo um dos mais importantes da cidade, tendo construído inúmeros prédios e casas, dentre eles: O cine Jandyra, o primeiro da cidade, os Sanatórios Nossa Senhora das Mercês e Ebenezer e de grande parte do Preventório Santa Clara, do tradicional Hotel Toriba, da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Dispensário Dr. Emílio Ribas, a casinha abrigo no alto da Pedra do Baú, sob o patrocínio do Dr. Luiz Dumont Villares, da primeira Usina de Energia Elétrica de Campos do Jordão, de propriedade de Alfredo Jordão e Robert John Reid, do Palácio Boa Vista até sua fase de cobertura, do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, da Indústria Belfruta que fabricava o famoso destilado de maçã denominado “Calvila”, da Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr. Adhemar de Barros e muitos outros. Participou da formação e direção de inúmeras entidades de cunho filantrópico e benemerente de Campos do Jordão.

Ênio Pinotti também foi pessoa que veio para Campos do Jordão em busca do clima para a cura da doença do século. Totalmente curado, aqui permaneceu trabalhou muito, estabeleceu-se com o ramo de joalheria e relojoaria, participou de todos movimentos que visavam o bem estar comum de toda população, especialmente daqueles menos favorecidos pela sorte. Integrou-se em grande número de entidades filantrópicas, beneficentes e de serviços que foram sendo fundadas na cidade, delas participando como muita disposição, entusiasmo e dedicação, tendo prestado relevantes e imprescindíveis serviços. Também se dedicou à indústria de malhas, dando oportunidade de emprego a muitas pessoas, ajudando a projetar o nome da cidade no cenário textil brasileiro, na época em que esse tipo de indústria direcionava para nossa região, compradores de nossos produtos, vindos das mais variadas regiões brasileiras e até de países visinhos e distantes.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -