Hotel Leão da Montanha


Hotel Leão da Montanha - FS249-04

Um foto da década de 1970 mostrando parte do tradicional, lindo e aconchegante Hotel Leão da Montanha, situado no centro turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão. Esse hotel foi idealizado e construído com muito carinho, dedicação e até grandes dificuldades pelo saudoso Sr. Arie Yaari.

Arie Yaari (Katowice, 30 de julho de 1922 - Taubaté, 31 de Agosto de 2010) era um judeu polonês naturalizado brasileiro.

Ficou cinco anos preso em campos de trabalho forçado e de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Escreveu a autobiografia O Leão da Montanha: Dos campos da morte aos Campos do Jordão, relatando a sua experiência desde a prisão nos campos nazistas até à sua fuga para o Brasil.

Arie Yaari passou por onze campos de concentração em cinco anos, até ser libertado por tropas soviéticas em 1945.

Segundo sua autobiografia, Steven Spielberg o consultou quando dirigiu seu filme A Lista de Schindler em 1998. Seu livro contém a carta de agradecimento escrita por Spielberg.

Morou em Taubaté, no interior de São Paulo, onde realizou palestras em escolas, programas de rádio e televisão com o intuito de passar a sua experiência e também, segundo ele, impedir que coisas desta natureza ocorressem novamente.

Foi casado por 37 anos com Zipora (Fela) Yaari (ela também uma sobrevivente do nazismo), com quem teve três filhos: Josef, Paulina e Shoshana. Em seu segundo casamento ele vivia com Olívia Yaari.

Faleceu na madrugada do dia 31 de agosto de 2010 após estar internado por vários dias no hospital São Lucas em Taubaté, Vale do Paraíba, onde seu coração parou de bater a 01 da manhã. O sepultamento ocorreu às 14h de mesmo dia, no cemitério israelita do Butantã, em São Paulo.

OBS: Esta foto da autoria do amigo e grande fotógrafo Orestes Mário Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -