Fabi e o avô Santiago


Fabi e o avô Santiago - FS277 - 06

Na foto da década de 1990 a linda Fabiana Padula Santiago da Costa, a Fabi, no colo do avô José Santiago da Costa.

A Fabi, filha do José Luiz Santiago da Costa e da saudosa Maria Emília Padula Santiago da Costa, a Mila, durante muitos anos, proprietários da tradicional “Esquina do Pastel”, localizado no centrinho da Vila Capivari.

O avô José Santiago da Costa, o conhecido Gigante, apelido herdado pela sua maneira gentil de tratar os amigos. Cada amigo que encontrava era chamado de GIGANTE. O Santiago, na década de 1950, foi motorista de praça, atualmente, taxista. Trabalhou durante vários anos no Ponto de Táxi “Avenida”, localizado na Av. Dr. Januário Miráglia (pista atualmente denominada Av. Frei Orestes Girardi), em frente à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sentido Vila Abernéssia para as Vilas Jaguaribe e Capivari. Sempre, com seu lindo e confortável automóvel, ao lado de diversos companheiros e colegas de trabalho, também, com seus carros maravilhosos, na época, chamados de “carros de praça”, para transporte de passageiros, muito bem cuidados por seus prestimosos, corteses e gentis proprietários.

É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.

A grande maioria dos motoristas de praça fazia questão de usar camisa branca com galões sobrepostos aos ombros e, na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.

Posteriormente, a partir da década de 1970 o Santiago, o nosso saudoso Gigante, passou a desempenhar importantes funções de grande corretor de imóveis em Campos do Jordão e ficou famoso com a sua imobiliária “Por do Sol”, localizada no centrinho da Vila Capivari. OBS: Esta foto foi disponibilizada no Facebook pela amiga Fabi Padula Santiago da Costa.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -